15 de mai. de 2011

Na hipocrisia, o inicio de todos os males

A hipocrisia é um mal que afeta toda uma sociedade.
Todos sabem assim como sabem que a terra é redonda que no setor de licitações é onde está os maiores esquemas de qualquer órgão público.
E sabem que é " normal" meia dúzia de empresas serem chamadas antes de um edital sair, serem avisadas do teor do edital e ali mesmo acertarem seus preços e condições para " ganharem" a licitação. Isso acontece sempre, todo dia, em quase toda máquina pública.
Ali está a calcanhar de Aquiles. Depois - ou mesmo antes do anuncio dos "vitoriosos" - vem os 10, 20, 30 por cento ou muitas vezes mais, para gratificar quem passou o serviço.
Aí segue outro esquema mais manjado que a saidinha dos bancos; o valor das obras ou serviços motivo da contratação é reajustado depois de ganha e iniciada sua execução, por mil motivos, desde preços de matéria prima que subiram até um item a mais que se faz necessário acrescentar no objeto licitado. Nessa segunda etapa os valores do serviço ou obra normalmente dobram, proporcionando um plus a mais para todos os envolvidos.
TODO mundo sabe que é assim que funciona. E sempre funcionou.
Enquanto prevalecer a hipocrisia que diz que as coisas normalmente não são assim, permanecerão escancaradas as oportunidades de corrupção para aqueles que estiverem dispostos a isso.
E o problema é que parece que cada dia que passa, mais e mais pessoas estão dispostas.
Resumindo, passou da hora da sociedade debater uma forma de tornar as licitações públicas mais seguras. Não para eles, mas para nós.

3 comentários:

  1. Anônimo7:38 AM

    Não publique investigue depois sente a porrada

    Bacana tai um caminho de falcatrua como você esta falando, ninguém fez porra nem uma mas voou 1.700.000,00 para alguns bolsos


    DIÁRIO OFICIAL Nº. 31633 de 26/03/2010

    SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTES

    Número de Publicação: 84329

    Aviso de Licitação
    Modalidade: Tomada de Preços

    Número: 11/2010

    Objeto: Serviços de Melhoramentos no Terminal de Passageiros do Aeródromo de Salinópolis.

    DIÁRIO OFICIAL Nº. 31635 de 30/03/2010


    SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTES
    Nº Publicação : 86031

    Instrumento Substitutivo de Contrato

    Nº Publicação : 86031

    Ordem de Execução de Serviço: 001/2010-DTA

    Valor: 7.070.244,90

    Data: 25/03/2010

    Vigência: 26/03/2010 a 21/03/2011

    Objeto: Ampliação e Melhoramento da pista de Pouso/Decolagem, da Pista de Táxi, do Pátio de Aeronaves e Implantação da Cerca de Proteção, do Balizamento Noturno e do PAPI do Aeroporto de Salinópolis - PA.

    Concorrência Nacional: 11/2009



    Quem era para fiscalizar recebeu 700 mil sem fiscalizar porque a empresa não fez nada

    Quem era para executar recebeu um milhão sem fazer nada

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7:34 AM

    Finalmente. Depois de muita reclamação resolveste admitir que não sabes escrever, como todo comunicador que usa este meio tem de saber.
    Quem é o teu ghost writer ?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:27 AM

    Bacana, vc quer vê sacanagem em licitação? então investigue a prefeitura de Itaituba, aqui só quem ganha as licitações é a empresa da filha do prefeito e o pior de tudo que a empresa ainda nem se encontra em operação e já possui alvará de funcionamento e tudo mais. Só que o MP e o juiz fizeram sua parte, mas uma juiza ai de Belém (Elena Farag) consedeu uma liminar trazendo o corrupto de volta ao cargo e até hoje o processo não andou. Recorrer à quem?

    ResponderExcluir