Fonte: Dol
‘Uma viagem pela Amazônia profunda’. É assim que o jornalista Ricardo Kotscho define ‘Sujando os sapatos-O caminho diário da reportagem’, do repórter Ismael Machado. “Ao terminar de ler este livro, eu me senti como se estivesse voltando de mais uma reportagem pelas profundezas da Amazônia, com a vantagem de não ter saído de casa”, diz um dos mais importantes repórteres que o Brasil já conheceu a respeito do livro, que será lançado no próximo dia 13 de agosto, um sábado, no Instituto de Artes do Pará (IAP), a partir das 19h.
‘Sujando os sapatos...’ toma emprestado de Ricardo Kotscho, a própria definição de que lugar de repórter é na rua, sujando os calçados para ir atrás de histórias, testemunhando a História e contando para leitores e telespectadores. É essa a matéria-prima do livro. Uma coletânea de reportagens feitas pelo jornalista Ismael Machado ao longo de três anos, entre 2008 e 2011, como repórter especial do jornal Diário do Pará.
São reportagens em garimpos, aldeias indígenas, terras quilombolas, comunidades ribeirinhas, nas estradas e rios paraenses ou mesmo de gente anônima no centro de Belém. Como característica primordial entre elas, o fato de que há, nos textos reunidos no livro, uma busca constante pela humanização dos relatos, pela voz dos que geralmente não tem voz na imprensa.
O livro é patrocinado pelo jornal Diário do Pará, por intermédio do diretor-presidente Jader Filho. O texto de ‘orelha’ do livro foi escrito pelo diretor de redação do Diário, Gerson Nogueira e há um texto introdutório do jornalista Lázaro Magalhães, editor de grande parte das reportagens que estão inseridas na obra e que foram anteriormente publicadas nas páginas dominicais do Diário do Pará. O projeto gráfico é da designer Anna Leal.
SERVIÇO
Lançamento do livro ‘Sujando os sapatos- o caminho diário da reportagem’, coletânea de reportagens do jornalista Ismael Machado no Instituto de Artes do Pará (IAP), -Praça Justo Chermont, próximo à Basílica de Nazaré- dia 13 de agosto, a partir das 19h. Preço do livro: R$ 35
Nenhum comentário:
Postar um comentário