1 de set. de 2010

Feira Agropecuária

BOI VERDE 1


A Feira Agropecuária do Pará 2010 traz a Belém, a partir do próximo dia 13 de setembro, um dos temas mais importantes da atualidade: a sustentabilidade! A Expopará 2010 deve discutir as alternativas para o agronegócio na Amazônia, com o “Boi Verde”: um sistema de criação do gado que prioriza a preservação ambiental, através do rodízio de terras, e o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva. O Pará tem o 4º maior rebanho do país, com cerca de 20 milhões de cabeças de gado. O setor movimenta mais de r$ 5 bilhões, por ano, na economia local. Atualmente, cerca de 115 mil produtores rurais se dedicam à atividade no Pará.


BOI VERDE 2


O Nelore brasileiro é a raça mais adaptada a este tipo de criação. Os números mostram que a pecuária paraense vem movimentando a maior parte do agronegócio no Pará. No ano passado, só o boi vivo gerou uma receita de U$ 423 milhões de dólares ao Estado. Segundo dados da Secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio (Secex/ Midic), os 14 produtos da pauta de exportação da pecuária paraense, em 2009, foram responsáveis por U$ 511 milhões de dólares. Em 2006, a receita foi de U$ 92 milhões de doláres, com apenas 8 produtos, o que representa um crescimento de 552% do setor nos últimos três anos.

EXPOPARÁ 2010


A Expopará é uma das mais tradicionais Feiras Agropecuárias do Norte do Brasil. De acordo com o presidente da Associação Rural da Pecuária do Pará (ARPP), Luiz Guilherme, cerca de 42 mil pessoas devem passar pela Feira. A expectativa é de movimentar mais de R$ 6 milhões, em negócios durante os 7 dias de evento. Durante a Expopará 2010, acontece ainda o 3° Encontro Internacional da Pecuária (AMAZONPEC), que irá discutir as principais novidades da biotecnologia para o melhoramento genético e reprodução de animais, além das novidades das cadeias produtivas da apicultura, meliponicultura, aquicultura, bovinocultura, bubalinocultura e ovinocaprinocultura. A Expopará 2010 acontece de 13 à 19 de setembro, no Parque de Exposições do Entroncamento, em Belém.

Nenhum comentário: