31 de mai. de 2009

Copa


"A marca Amazônia, uma das mais pronunciadas no Planeta, além da atração natural que suas florestas pontuam, é o que interessa aos especialistas em gerar dinheiro, dentro da Federação Internacional de Futebol."

Este é uma pedaço de um texto no blog do Hiroshi, que diz tudo sobre a escolha de Manaus em detrimento de Belém. A marca Amazônia é uma das mais conheçidas do mundo, mais desejadas por estrangeiros, principalmente por aqueles que tem dinheiro. E isso o estado do Amazonas soube fazer muito bem ao longo de anos, ao contrário de nós que deixamos que a marca fosse somente utilizada por eles. Fora do Brasil, na Europa, EUA ou em qualquer outro lugar, Pelé, Ronaldinho, Rio de Janeiro e Amazônia é o que temos de mais conhecido e lá fora sinonimo de Amazônia é Manaus.
Este foi o verdaeiro motivo da escolha a meu ver. Quando se vai até Manaus a gente esbarra com americanos, japoneses, londrinos, chineses e outros tantos estrangeiros, sempre em número muito grande que estão alí para ver a Amazônia.
E isso acontece em Belém ? Não, nunca. Detemos uma parte enorme da Amazônia, mais Rondônia, Amapá e Roraima também, mas só Manaus é Amazônia para o estrangeiro.
E estando forado país, qualquer brasileiro sabe disso.
Para a Fifa tão acostumada a erguer complexos inteiros com estádios em outras Copas o fato de Manaus não ter um Mangueirão é bobagem. E infraestrutura por infra estrutura, sejamos sinceros, Manaus tem muito mais que Belém.
O estado no Amazonas é Manaus, grandes empresas estão lá na zona franca.
Nem Ana, nem Jader, nem Almir, nem Simão, nem Couto, nem Passarinho, nem Alacid nem Magalhães Barata conseguiriam mudar isso. Poderiam ter mudado antes, muito antes colando Belém a marca Amazônia como Manaus foi colada. Isso não foi feito, afinal quem imaginava que em 2014 o norte disputaria uma vaga para uma Copa do Mundo ?
Moramos no PARÁ não no AMAZONAS. Aí está a diferença, a identificação, o nome, a história.
É triste, perdemos a maior oportunidade da história desta cidade de uma virada. Mas esta oportunidade começou em desvantagem, sempre foi assim e só não via quem não queria.
Lula? Nem o Papa poderia mudar o destino de uma indústria milionária, mundial, forte e independente de governos como é a indústria do futebol.
Só a sorte.
Mais até ela nos faltou.

4 comentários:

Unknown disse...

Quer dizer que perdemos por não difundirmos uma imagem positiva de Amazônia Paraense? Acorde, perdemos por manter uma corjia de políticos sem compromisso e amor algum pelo nosso Estado, que nem preciso citar os nomes, mas você sabe quem são. Afinal, tu entrevistou um deles já! Abraços meu caro! É com esse pensamento que nosso Estado parou no tempo, mas saiba que a resposta vai vir nas próximas eleições! Quer dizer, a resposta vai vir muito antes disso!

Anônimo disse...

Do Espaço Aberto:

Bom serviço de Puty não atrai a simpatia de Ana Júlia

O chefe da Casa Civil, Cláudio Puty, interceptou aquilo que seria mais um equívoco promovido por setores do governo contra a governadora Ana Júlia.
O Campo Majoritário do PT, denominado hoje Construindo um Novo Brasil – na tentativa de expurgar e deixar para os arquivos da História as podridões produzidas pelo escândalo do Mensalão - estava rateando entre seus prefeitos os novos municípios que seriam atendidos pelo programa Bolsa-Trabalho. Puty levou ao conhecimento da governadora numa reunião que ocorreu há duas semanas, na presença dos deputados da maioria que comanda o PT paraense e da própria Secretária do Trabalho e Renda.
Ana Júlia barrou a manobra.

Anônimo disse...

Marcelo. Parabéns!! Seu comentário é um dos mais equilibrados sobre à comparação entre Belém e Manaus e a escolha das sedes para a Copa de 2014. Creio, no entanto, que a culpa não deva recair apenas nos políticos... Quem constroi um projeto de futuro não são os políticos!! (por mais que algumas vezes eles possam fazer a diferença!). Na verdade, eles reproduzem um estado de espírito que é o resultado da forma de enxergar o mundo das elites locais. Neste caso, acho que a culpa não é de ninguém especificamente... A culpa é de todos nós ... Nos falta, enquanto lideranças que somos numa região pobre, organização e visão de longo prazo!!! Manaus faz tempo se organiza para se tornar um distino turístico mundialmente consolidado e forte, trabalha a imagem, tem organização política supra partidária, empresários de visão e projeto de futuro!!! E Belém?? Tem um bando de babaca se matando para ver quem fica com as migalhas das benesses do Estado, uma visão empresarial tacanha, imediatista e oportunista...!!! Quer um exemplo!? Neste momento..., enquanto a maioria de nós continua procurando culpados pelos blogs aí afora, e escrevendo um monte de besteiras, culpando x , y e z. Manaus segue!! Lembram de São Luis?? Pois é, continuamos reclamando da estrada de ferro..., e nada!!! A quanto tempo estamos com essa malha urbana caótica, por exemplo? Pois é, quem se preocupou com isso? Está todo mundo preocupado em culpar alguém e tirar a sua casquinha política para ganhar as próximas eleições.... É assim que nossa elite funciona!!! Agora, quando precisamos de uma cidade organizada, um projeto de futuro, não tinhamos o que oferecer!!! O problema é claro e evidente, somos coletivamente incompetentes!!! Temos uma elite burra e oportunista. É simples, o resto é politicagem barata!!

Anônimo disse...

Vejam no youtube uma entrevista do Eduardo Braga para o Joelmir, em um programa da Band, em 2008.
Ele mostra ser um governante extremamente preparado.Fala com a mais absoluta propriedade. Ele bem que podia adotar a gente do nosso Estado de orfandade.