17 de fev. de 2010

Help Ana, vamos ver isso urgente...

Teatro da Paz ( Blog Na Ilharga)
O desabamento de parte do forro na parte dianteira interna do Teatro da Paz merece das autoridades uma atenção maior a respeito do que se passa no seu entorno. Depois de algum tempo em que certos cuidados foram tomados, quando até o trânsito que vinha da rua Carlos Gomes foi interrompido na frente do teatro, o que se percebe agora é um verdadeiro "liberou geral" em que até possantes carros de som estacionam às proximidades, promovendo barulho ensurdecedor que, com certeza, não faz bem às estruturas do TP.
A SECULT deve, urgentemente, propor uma ação conjunta com a FUMBEL visando o disciplinamento do uso daquele espaço, priorizando a preservação daquela casa de espetáculos, em detrimento de qualquer outro evento que porventura esteja ocorrendo na Praça da República. O povo paraense agradecerá esse gesto.

Nota do blog: Ana Júlia o TP precisa não só que o forro seja arrumado urgentemente, mas que a sugestão do Na Ilharga seja seguida. Help Ana.

3 comentários:

Anônimo disse...

BLOG DA PROF.EDILZA FONTES
edilzafontes.blogspot.com

Pensei muito e acho que algumas medidas urgentes devem ser tomadas para a preserva o Teatro da Paz e que dizem respeito ao uso de seu entorno. Quando fui presidente da Fumbel, em 1997 e parte de 1998, uma das decisões que tomei foi não permitir shows na praça da República, principalmente no entorno do teatro. Esta decisão fez com que a Associação dos Artesões do Teatro da Paz fizesse reclamação junto ao prefeito Edmilson Rodrigues, argumentando que quando a praça não tinha shows, tinha menos público e conseqüentemente a venda era menor. Debates internos no governo Edmilson, resultaram na transferência das autorizações para uso da praça da República para ações culturais para a Funverde. Hoje, é urgente, no meu entendimento, realizarmos algumas ações imediatas para preservação do Teatro.

1. A SECULT encaminhar imediatamente todos os reparos e reformas necessárias para resolver a questão imediata da queda do forro, mas também para dá resposta à sociedade em relação à estrutura de madeira tomada por cupins e parte da estrutura de ferro oxidada. Responder também sobre as ações em relação à fachada do teatro que apresenta rachaduras.

2. A SECULT, não cabe só dá conta do reparo da estrutura danificada. É fundamental que a secretaria, proponha um decreto para a governadora, proibindo a realização de eventos culturais que utilizem grandes estruturas de palco, proibindo a realização de espetáculos na frente de Teatro e em seu entorno.

3. A SECULT não deve dá apoio cultura a eventos que se proponham a realizar no entorno do teatro, shows que usem grandes estruturas sonoras. Lembro da festa da Chiquita, que no seu início não tinha palco, nem som, era feito um show com “Os Borboletas do Mar, de Marapanim”, no bar do Parque. Não podemos criticar somente o evento promovido pelo grupo Liberal e deixar que continue acontecendo outros shows com as mesmas características e que prejudicam o Patrimônio Histórico, como o Teatro da Paz.

4. A PMB, através da Funverde, também tem que tirar uma posição de não emitir mais licenças para eventos deste porte. Governo do estado e prefeitura de Belém devem ter um só entendimento. O Patrimônio é do povo do Pará e o governo estadual e Municipal tem que estar juntos na preservação do Teatro da Paz.

5. Os eventos musicais na praça da República já possuem um espaço reservado, que é o anfiteatro, lá foi o local planejado para eventos musicais, com a ressalva do nível de decibéis permitidos.

Todas estas minhas posições, comuniquei ao Secretário de Cultura e pedi a ele que conversasse com a governadora para que o governo do estado publicasse um decreto com essas recomendações, visando preservar o Teatro da Paz, regulamentando o uso do seu entorno.

Anônimo disse...

hoje na festa do aniversário o traja de baile está rasgado bem na frente
ridiculo

Anônimo disse...

Mas, Bacana o "liberou geral" foi decretado pela própria Secult, quando autorizou uma Mega festa de aparelhagem promovida pelo grupo liberal.