17 de mai. de 2010

COLUNA BACANA 16/05/2010


O MUST DO VERÃO
Dia 10 de julho abre a Casa de Praia do Bacana na praia do Farol Velho. Um grande lounge será montado, com direito ao restaurante Capital abrindo a partir do almoço, e um super palco voltado para o pôr - do - sol mais bonito do local, com atrações musicais se apresentando por lá. No mesmo dia 10, lançaremos a Revista Bacana edição especial de verão.

FOFOCÓDROMO
O Tribunal Regional Eleitoral é palco de um processo de cassação contra o prefeito Duciomar Costa e seu vice Anivaldo Vale, movido por José Priante. Na verdade, o TRE poderia fazer o favor de apressar a votação, pois a comunidade quer logo é um desfecho deste caso, que atrapalha a administração pública, causa ansiedades e pela qual a população clama por uma resolução definitiva. Votem já !!!

DIZEM POR AÍ...
Que o PMDB mandou um recado curto e grosso para o deputado Gabriel Guerreiro; “ documento sigiloso é aquele que compromete a segurança nacional. É o caso das caixas de Teresa ?”.

COPA – Neste sabadão toda a atenção se voltou para o Bar da Copa. Badalado, cheio de atrações como Tony Garrido, a casa fica no ar até o último jogo da Copa do Mundo. E bota a galera pra sacudir.

CONJOVE – O empresário Fernando Yamada será o primeiro homenageado pelo Conselho de Jovens Empresários (Conjove), da ACP, com a Comenda do Mérito do Jovem Empreendedor. A comenda será entregue durante a solenidade de abertura do 1º Líder Norte, evento que reunirá cerca de dois mil participantes com objetivo de discutir a capacitação dos jovens empreendedores da região norte. O evento será realizado em parceria com o SEBRAE – PA, no dia 27 de maio, no Hangar.

CME – O SEBRAE-PA e o Conselho da Mulher Empresária (CME), da ACP, selaram parceria nessa semana para capacitar empresárias em dois módulos do novo programa “Empresas Avançadas”. Após a apresentação do Programa à diretoria, a idéia é estender a oportunidade de qualificação às associadas até o segundo semestre

AMAZON POWER – A Cerpa já colocou à venda na cidade o novo Amazon Power, energético que usa açaí e guaraná como matérias-primas. O produto foi lançado no Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Minas Gerais.


BOA PEDIDA – O novíssimo Boteco Dom Britto, no térreo do prédio da Faepa, entrou no circuito pra movimentar ainda mais a noite belenense. Neste domingo, Nilson Chaves encerra mini-temporada do show acústico “Entre Nós”, a partir das 21h.

O FEIRÃO – Eis os números do Feirão da Caixa; 2.320 unidades comercializadas ou encaminhadas, público de 25 mil pessoas e 239 milhões em negócios. Em valores, foi fechado o dobro de negócios que o ano passado.

INTERNACIONAL – Sônia Penna, a Sonhão, maquiadora de estrelas nacionais e internacionais como Jennifer Lopez e Sean Connery, anda requisitadíssima no salão de Laury Dahmer. A paraense detém o Prêmio de Melhor Maquiagem pela Academia Brasileira de Cinema, com o filme Madame Satã que traz Lázaro Ramos como protagonista.

BOM JESUS – Bronca feia no município de Bom Jesus do Tocantins, sudeste do Estado. Na época da campanha eleitoral, o atual prefeito Sidney Moreira (PT) se manifestou, em seu programa de governo, contrário à municipalização do ensino de quinta a oitava série. Hoje, à frente do cargo, o gestor caminha no sentido inverso, causando revolta nos professores. O Sintepp local ameaça entrar na justiça para garantir o direito dos profissionais de continuarem vinculados ao Estado, já que a prefeitura não estaria dando conta nem do ensino municipal, imaginem do Estadual.

COMPANHEIRO – O atual secretário estadual de Educação, Luiz Cavalcante, sempre foi “companheiro combativo”. Um dos fundadores do Sintepp de Ananindeua e líder de greves de professores, o novo gestor da Seduc vai poder agora, do outro lado do balcão, honrar a sua história, falando a mesma língua dos educadores. Será?

PCCR – No próximo dia 19, a Assembléia Legislativa realiza audiência pública para debater o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do magistério estadual, enviado pelo Governo do Estado àquele poder. A expectativa é que o novo titular da Seduc esteja presente. Os professores, sabe-se, estarão, até porque o novo plano desagradou em cheio a categoria.

SINTEPP – Na simulação feita pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintepp), o novo PCCR traz mais perdas do que ganhos aos profissionais do magistério.

TCE – Será que o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Luiz Cunha, vai abrir mão do auxílio moradia vitalício pago aos conselheiros daquela corte? Na Assembléia Legislativa, o auxílio já foi classificado por alguns parlamentares como imoral, já que os beneficiados tem residência fixa em Belém.

TCE 1 - O conflito entre a Ordem dos Advogados do Brasil (PA) e o deputado estadual, Júnior Hage (PR), vai além da disputa que envolvia a vaga como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O presidente da OAB, Jarbas Vasconcelos, é irmão do ex-prefeito de Monte Alegre, Jardel Vasconcelos, não muito amigo da família Hage na região.

TCE 2 – Ao renunciar concorrer à vaga de conselheiro do TCE, Júnior Hage cuspiu fogo contra a OAB. Disse que a entidade foi autora de uma carta capciosa que acusava de nepotismo o fato de ele ser filho da presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Rosa Hage, como se os dois órgãos tivessem alguma ligação. Como advogado e associado à Ordem, considerou “baixo e leviano” o procedimento da OAB, lamentando que a entidade tenha atuado contra os seus – segundo Hage.

TCE 3 - Na guerra, venceu Jarbas Vasconcelos, já que Júnior Hage retirou a candidatura minutos antes da votação, alegando que o Grupo G8 a que pertence na Alepa, teria decidido que ainda não era a hora de ele concorrer. E talvez Hage tenha trocado alhos com bugalhos, afinal a OAB é uma coisa, e a suposta posição de seu presidente, outra.

DEBUTANTES – Na próxima quarta-feira, 19, a Assembléia Paraense realiza o Chá das Debutantes, com a participação das 101 jovens que participarão do tradicional Baile das Flores, no dia 28 de maio.

IMPEACHMENT – Três conselheiros do Conselho Fiscal do Clube do Remo encaminharam ao presidente do Condel do clube, Felício Pontes, pedido de impeachment do presidente do conselho fiscal, Francisco Rosas. É que ele teria assinado sozinho parecer favorável à aprovação das contas do ex-presidente do Remo, Raimundo Ribeiro. Conselheiros não gostaram!

ÁGUA – As empresas de água mineral do Estado, vão ter de mudar seus rótulos, todas elas. É que o Pará não tem água mineral e sim água potável, o que deve estar inscrito nos novos rótulos dos produtos.

TRANS 2010 – O Sindarpa, em parceria com a Fenavega e apoio da CNT, irão promover a TRANS 2010 (V FITRAM e o V Congresso Internacional de Transportes da Amazônia) nos dias 18, 19 e 20 de maio na Estação das Docas.

TRANS 2010 I – A realização da TRANS 2010, acontece em um ano histórico que é o da inauguração das eclusas de Tucuruí, onde a construção naval voltou a ter fortes investimentos com a instalação de vários e grandes estaleiros, inclusive atraindo parceiros internacionais para o ramo, e promete grande crescimento econômico. Para o V Congresso Internacional de Transportes da Amazônia, estão sendo trabalhadas as participações de comitivas de países Europeus, bem como representantes de Governo e empresários do Mato Grosso e Tocantins, interessados no avanço do Corredor de Exportação, via o Rio Tocantins e Porto de Vila do Conde.

ECLUSAS – A conclusão das Eclusas de Tucuruí já começou a provocar futuros novos investimentos, tanto da iniciativa privada quanto do governo federal, como é o caso da construção do terminal II do Porto de Vila do Conde.

GLOBALITÉ – A Clínica Globalité – Instituto de Dor e Postura chega ao segundo semestre fechando parceria com vários planos de saúde. Tudo para beneficiar os pacientes.

HUMAITÁ – Com mais de três mil metros quadrados, o novo Magazan Humaitá terá seções de moda masculina, feminina, infantil e eletro-eletrônicos. A loja já inaugura em junho.

HOMENAGEM – Por posição do Deputado Estadual Ítalo Macola, o fundador do Grupo Líder poderá receber uma grande homenagem no dia de hoje, em que completa um ano de falecido. Está para sanção da governadora um projeto de lei que batiza a PA-151, que liga a entrada do município de Igarapé-Miri à travessia do Rio Meruú, de Rodovia Estadual Jerônimo Rodrigues.

HSBC – A turma do HSBC Seguros Belém é uma campeã de vendas nacional. Para comemorar, o Presidente da Empresa vai estar visitando a cidade pela primeira vez nesta quarta. Fernando Moreira ganha até jantar no Mangal.

VOTOS – Sabe quanto custará um voto nas próximas eleições ? De acordo com o marketeiro Chico Cavalcante – com reconhecida experiência eleitoral - um voto custará 15 reais.

VOTOS 1 – Chico acha que um candidato ao Governo de uma legenda grande, não pode nem imaginar começar uma disputa com menos de 20 milhões de reais, e o céu é o limite neste caso.

VOTOS 2 – Já para deputado estadual, de uma legenda grande e relativamente conhecido, o cidadão vai ter de ter de 40 a 50 mil votos para se eleger. Cavalcante fez uns cálculos e chegou a conclusão que para deputado federal o candidato de uma boa legenda precisará de 120 mil votos.
Para Chico “ ¼ do orçamento de uma campanha vai para a comunicação e ¾ será gasto na logística, ainda mais em um estado do nosso tamanho”.

VOTOS 3 – Para ajudar alguns candidatos, Chico colocou no site da Vanguarda a venda de Kits de Campanha Eleitoral, disponível no formato mais simples com oferecimento de cartaz, logo e mais algumas coisas, chegando até a todo um projeto de campanha. Já teve mais de 20 encomendas, de várias partes do país.

VOTO 4 – Já outro conhecido marketeiro de longa data prestando serviço ao marketing político, Glauco Lima, disse que 45 dias antes do final da campanha – primeiro turno – um batalhão de 300 a 400 pessoas envolvidas apenas na comunicação de um candidato ao Governo de uma grande legenda, começa a fazer diariamente pesquisas pra saber como está indo o dia a dia dos candidatos. São feitas pesquisas qualis para saber como vai a campanha do próprio candidato e de seus concorrentes, “ o que ajuda na mudança de curso”. O telemarketing para conferir a opinião da população sobre os programas de TV e rádio, também é uma ferramenta importante assim como as pesquisas, o que absorve parte significativa de um orçamento de uma campanha para o Governo do Estado.

VOTO 5 – Glauco lembra que antigamente era permitido pela lei eleitoral a distribuição de brindes – calendários, bonés, camisetas, etc – mas isso não é mais permitido. Lima salienta que até os shows com artistas locais e nacionais que davam movimento aos comícios foi abolido, o que gera economia mas também esvaziou os comícios.

VOTO 6 – Glauco Lima analisa que este ano a equipe voltada para a internet será grande em qualquer candidato, com blogs, sites e twitters tendo papel cada vez maior. Mas segundo ele, o grande custo não deve ser o de comunicação, mas o de logística – transporte, manutenção de cabos eleitorais, formação de equipes e comitês.

VOTO 7 – Orly Bezerra, outro marketeiro das antigas, acha que haverá em torno de 1000 candidatos a deputados estaduais e federais neste ano. E faz um cálculo; “cerca de 50 mil pessoas em média devem trabalhar nas campanhas no Estado – todas as campanhas - este ano.”

VOTO 8 – Orly lembra que regionalizar os núcleos de campanha é fundamental em um estado do tamanho do nosso, o que faz com que a campanha ande sem a presença física de um candidato ao Governo. “ A estrutura partidária é importante, um partido com lideranças nos municípios já é meio caminho andado para o desenvolvimento da campanha naquele local.”

VOTO 9 – Bezerra lembra que a maior atenção acaba se voltando mesmo para o horário eleitoral, e principalmente para as inserções avulsas nas grades das emissoras, pois atingem a massa.

VOTO 10 - Orly diz que o dinheiro é muito importante, mas não o mais importante em uma campanha; “já vi gente com muito dinheiro perder e gente que investiu pouco na campanha ganhar”. Bezerra também acha que as campanhas não devem esquecer a internet, “que hoje cresce, é uma mídia barata e que divulga os planos dos candidatos muito bem.”

VOTO 11 – Resumo da ópera; grana, estrutura partidária municipalizada, olho nas pesquisas, cabos eleitorais e muito fé que um dia se chega lá. Rs.

ZPE – Dia 24 Ana lança a pedra fundamental da ZPE de Barcarena. A primeira a se instalar é a Cape.

Lula – Tá confirmado, em junho Lula visita a siderúrgica de Marabá, onde entrega a licença para terraplanagem da obra.

2 comentários:

Anônimo disse...

LIXO!!

Anônimo disse...

BOM JESUS: Bacana, vc queria o quê, de um Prefeito que é médico, mas conseguiu contratar um falso médico para cuidar da saúde da população. Se não sabe distinguir um colega de profissão quanto mais administrar uma cidade. Chora Bom Jesus, afinal o slogan da campanha era "É isso que o povo quer".