2 de ago. de 2011

Os seis super gerentões e suas super secretarias.


Jatene fez hoje, com a posse dos super secretários, a maior mudança nas peças do xadrez de seu governo desde que tomou posse.
Na verdade as super secretarias são uma descentralização do governo da figura do próprio Governador.
Faz tempo que se comenta que todas as decisões estavam sendo centralizadas em Jatene, e muito se dizia que de uma forma exagerada.
Pois bem, com as super secretarias o peso nos ombros do governador tende a ser dividido.
Uma grande mudança é a criação da Secretaria de Relações Institucionais onde Jatene convidou António José Guimarães para secretário. A secretaria vai funcionar como funciona o ministério com o mesmo nome e centralizar a atuação política do governo. Guimarães tem longa carreira como assessor político, e criou relações que possibilitam trânsito em todos os partidos e com todos os atores políticos.
Sérgio Leão é o titular da Secretaria de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável. Trocando em miúdos ele era o secretário que "tocava" o governo do ponto de vista administrativo.
Agora, com a posse do vice governador Helenilson Pontes na Secretaria de Estado e Gestão, "tocar" o governo administrativamente já é função de Helenilson.
É sobre seu guarda chuva que ocorrerá a administração e arrecadação, além da parte grossa da burocracia do Estado.
Sérgio perdeu então poderes ?
Nunca. Ele continua sendo o primeiro secretário, por assim dizer. É o homem da mais absoluta confiança de Jatene, mas estava absolutamente lotado de trabalho.
Ou seja, era preciso descentralizar de Sérgio o número excessivo de funções. Daí o aproveitamento de Helenilson, um quadro tido como altamente competente, mas que estava digamos, pouco aproveitado.
Já Zenaldo Coutinho deixa a Casa Civil, onde cuidava da parte política do governo, para a Secretaria de Proteção Social. Essa nova função tende a dar mais visibilidade a Zenaldo, o que reforça a tese de que ele deve mesmo ser o candidato do PSDB a prefeitura de Belém, dizem alguns.
Já Nilson Pinto, que conduzia a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), é hoje responsável pela Secretaria de Promoção Social, o que amplia os poderes de Pinto e lhe dá maiores funções.
A última grande mudança é com Sidney Rosa,que vai buscar a geração de emprego e renda como principal foco da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção. “As políticas de desenvolvimento econômico devem ser pautadas também pela geração de emprego e renda. Esta é uma das metas que devemos alcançar”, assegurou Rosa.
Agora, antes de falar com 60, 70 órgãos, Jatene passa a tratar tudo com seis super secretários. A tendência é que o governador fique livre para tratar do "macro", deixando o dia a dia da gestão para as mãos dos seis experientes super secretários.



Nova estrutura administrativa do governo do Pará



Secretaria Especial de Gestão: Sead, Sefa, Sepof, Igeprev, Iasep, Idesp, Escola de Governo, Loterpa, Ioepa, Prodepa e Banpará



Secretaria Especial Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção: Sagri, Sepaq, Adepará, Jucepa, Emater, Ceasa, Paratur, CDI



Secretaria Especial de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável: Setran, Seop, Sema, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Iterpa, Ideflor, Arcon, Cosanpa, Companhia de Portos e Hidrovias e Cohab.



Secretaria Especial de Promoção Social: Seduc, Secult, Seel, Uepa, IAP, Centur, Fundação Carlos Gomes, Fundação Curro Velho e Fapespa.



Secretaria Especial de Proteção Social: Sespa, Secretaria de Assistência Social, Seter, Sejudh, Defensoria Pública, Inmetro, Hospital Ophir Loyola, Fundação Santa Casa, Fundação Hemopa, Hospital de Clínicas, e Fundação de Atendimento Socioeducativo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado, em nenhuma noticia, quer de jornal, blog's, etc., vê-se o nome da SEDURB. Ela é tão insignificante que esqueceram que ela existe???????

Anônimo disse...

Qual é a do nosso Governador Simão Jatene. Ta em cima do muro e ainda da poder ao Vice, que por sinal, é o maior defensor e articulador da divisão do estado. Alias, vale lembrar, que o Sr. Helenilson Pontes ao tomar posse, jurou defender a Constituição do Estado do Pará. Tai um bom motivo para começar uma campanha pela cassação do mandato do Vice!