23 de fev. de 2009

ALCÂNTARA, O MAIOR ENGODO TURÍSTICO

No Maranhão a cidade de Alcântara é tratada como atração turística, a maior roubada que já me meti turisticamente falando - e olha que tenho grandes roubadas em minha trajetória.
Para começar o porto de onde sai o barco é imundo. Mas se o barco saísse de lá, ainda vai. Mas não sai, do porto somos levados por um ônibus velho e fedido até uma praia, onde pegamos um barco, embarcando na areia mesmo.
O trajeto, dizem, dura 40 minutos. A primeira mentira, leva uma hora e vinte de uma viagem terrível, o barco segue por meio de um braço de rio que chega ao mar, e as ondas deixam todos a ponto de colocar o café da manhã na água.
Chegamos então aquela que eles dizem ser uma cidade cheio de tradição e história. Descendo ao ponto de apoio ao turista esperamos mais 40 minutos por um carro, que nos leva até o final da cidade.
E a cidade tem igrejinhas, ruas de pedra, um casario antigo caindo, um monte de ruínas e só. Só não, tem uns três restaurantes, daqueles bem pior que os de beira de estrada, com uma comida cara, feia e logicamente intragável.
E mais nada.
Uma enganação total.
No retorno, sol, um barco que leva mais uma hora e meia sacolejando para chegar a capital.
Gente, jamais passei por um "passeio turístico" tão ruim, tão sem atração e tão cheio de embromação.
Resumindo, paguei hoje todos os meus pecados.
Amém.

Um comentário:

Unknown disse...

Conheça Barcarena antes que ela se torne o mesmo... :D Abraços