23 de mar. de 2009

Puty; o PMDB, reintegrações de posse, Katia Abreu, campanha de 2010 e Kit Escolar. Exclusivo!!!

O Secretário da Casa Civil falou com o Bacana. Simpático e com charme pessoal, Puty é bem mais moço ao vivo que pela TV. Nos recebeu em uma manhã da última semana e nos deu liberdade total para as perguntas. Sobre sua mesa, os jornais e uma passadinha de olhos pelo Repórter Diário antes de sentar, elogiou a Revista Bacana, tomou um suco e respondeu algumas perguntas que vão estar essa semana no programa de TV. Aqui, algumas respostas.

SOBRE o PMDB e a relação com o Governo.

- A relação com o PMDB é muito sincera, as vezes a gente briga. Estamos em um momento de repactuação. A origem de tensões, é que tem municípios que o PMDB disputa com o PT, mas Ana não é Governadora do PT, é de todos os partidos e do Estado.

- Ando conversando com Parcifal e vamos aparar as arestas. Não dá para um único partido governar este Estado, nenhum partido tem esta força, precisamos de parceiros.


SOBRE Ocupações de terra.

- Nossa preocupação é cumprir a lei, as reintegrações de posse.

- Quando a Katia Abreu vem aqui, representando os grandes fazendeiros, ela vem não como representante do Senado, vem como representante destes grandes latifundiários, do DEM, que é oposição ao Governo Ana Júlia. Ela veio fazer campanha eleitoral porque sabe que os interesses de quem a elegeu estão sendo contrariados.

- O governo Jatene não cumpriu nenhuma reintegração de posse, nós fizemos 40. Segundo dados da Comissão Pastoral da Terra, nos governos tucanos tivemos 87 mortes no campo e no nosso apenas 5 mortes.

- Katia Abreu veio fazer agitação política, para a oposição interessa a instabilidade. E ela quer que a gente faça reintegração aloprada, sem planejamento, talvez para causar um constrangimento ao governo pois as reintegrações sem organização e planejamento podem virar um novo Eldorado dos Carajás.

- Nós não podemos simplesmente mandar a polícia tirar as pessoas da terra e deixa - las no meio da estrada, porque elas vão voltar. Nós temos que fazer com que um sistema de proteção social dê um apoio, precisamos achar outras áreas para estas pessoas. Não podemos tratar uma questão social como caso de polícia.


SOBRE o Kit Escolar

- Acontece que pela primeira vez estamos entregando neste Estado, uniforme escolar gratuito para cerca de 1 milhão de alunos.

- Estes materiais não são considerados tecnicamente pelo MEC como material escolar, na lista não tem agenda e mochila como material escolar, então não se pode comprá-los como tal.

- Houve licitação, a da área de publicidade, quando as secretarias fazem camisa, bonés, etc. Tecnicamente este material é de publicidade.

- Não houve superfaturamento, quero que me provem isso, os preços estão na média do que é praticado no mercado.

- Segundo a Secretaria de Educação, os preços tanto da gráfica para a confecção das agendas como das mochilas, eram muito menores do que os cobrados aqui. Não houve dano ao erário, nós escolhemos os preços menores.

- Não há indícios de superfaturamento. É uma ação que está dando certo e a oposição quer inviabilizar, isso é política, é campanha antecipada de 2010.

- Os que governaram este Estado, governaram para ricos, e nós não, governamos para a população.

SOBRE projetos do Governo.

- Temos muitas obras licitadas para a região metropolitana, estamos esperando o inverno dar um tempo para iniciá-las. Continuação da duplicação da Perimetral, o viaduto da Julio César com a Pedro Álvares Cabral que se conclui em 13 meses, terminal hidroviário ao lado do Hospital Sarah.

- Temos obras gigantescas do PAC, Riacho Doce, Tucunduba, Pratinha e tantas outras. No último ano do Governo do PSDB eles investiram 900 milhões, e temos previsto para até o final do Governo, 2 bilhões e 400 milhões, recursos captados.

- Nossa principal obra é voltada para as pessoas, como Bolsa Trabalho, Projovem, vamos atender 60 mil pessoas até o final do governo, reconstruímos muitas escolas, temos o desafio da segurança pública e um investimento recorde neste setor.

SOBRE O Sebrae.

- Inscreveram uma chapa e não avisaram a Governadora. Assim não dá né!

SOBRE pesquisa.

- Ana está acima de 30%. Jatene não passa de 11%.

14 comentários:

luluquefala disse...

O Jatene tem tudo isso ?
Sei não, esse tal de Puty deve sentir, assim, uma simpatia quase amor pelo ex governador.

Anônimo disse...

Puty no país das Maravilhas... Mas, nessa Terra de Direitos, todos tem o direito de se iludir também, não?

Franssinete Florenzano disse...

Marcelo, grande sacada esta entrevista. Fiz uma postagem no meu blog com link para cá. Parabéns!

Anônimo disse...

Qualquer pesquisa que se faça hoje serve apenas para as decisões internas dos partidos.
Ana com 30% ou Jatene com 11% não quer dizer nada, pois ainda não temos as composições partidárias. O povo ainda não está respirando eleição.
Quem o Jader vai apoiar afinal? Ou será que vão apoia-lo? Como vai ficar a Valéria? Que postura vai tomar? Quem serão os vices?
São respostas que poderão sim dar números reais a eleição de 2010.

Penso.

Abilio Couceiro Filho.

GALLO MARKETEIRO disse...

De fato, é isso mesmo que o Abilio falou.
Nesse momento de pesquisa, só quem ganha são os que não tem chances de eleição, pois se valorizam com os percentuais obtidos para a concepção de possíveis chapas.
No mais, não acredito que o pt será burro de trabalhar sua campanha de forma comparativa. Seria suicídio.

Anônimo disse...

Este pessoal do PT pensa que todo mundo é leso, como comprar sem licitação, como comprar dicionarios superfaturado (o preço por unidade em Belém é R$ 14,00) sem a nova ortografia tambem sem licitação. Não podiam cumprir a legislação? É muito dificil? Fala sério PUTY.

Anônimo disse...

A sorte de voces é que o Dr. Jader possivelmente não virá para o Governo, se viesse voces PUTY estariam ferrados.

blog do bacana-marcelo marques disse...

Ei Lulu, tú tá muito ruim. Rs
Obrigado Franssinete.
Égua Abílio, tá virando um analista de mão cheia.

Anônimo disse...

Depois de ler esta entrvista, dá para entender o caos administrativo e o desânimo dos servidores do Estado. É sínico e ri da nossa cara.

Anônimo disse...

Putys, pelo que entendi, os Kits escolares são propaganda mesmo! Por isso não teriam licitado?!
Não sei se estou ficando doido ou se esse PuTy$ está tentando me confundir.
Pobre "Povo do Governo" , não entendo é mais nada!!!
Será que o MP contribuirá para entendermos.
Ass. nem "sei" se "sei", me desculpem, estou confuso.

Anônimo disse...

PUTY, se o Estado é a terra de direitos conforme voces dizem, porque vcs não fazem licitação para comprar para o Estado. Se entendi bem suas desculpas para estas compras, todo mundo está errado e voces é que são certos. Fala sério PUTY.

Anônimo disse...

O Puty deve estar ainda no Japão. Essa história de obars depois da chuva é conversa de carochinha. Talvez seja por isso que o governo Ana Júlia ainda não fez nada.Vai ficar sentada esperando a chuva passar. E nada.
Nem a chuva passa.
Nem a obra acontece.

Anônimo disse...

Nesta tal de governabilidade quem está perdendo é somente o Jader, como apoiar um governo que só faz besteira e não sabe o que é trabalho. É so lari lari, é so kits, é só dicionários e hangar. Voces estão nos fazendo sentir falta do indeusado Almir.

Anônimo disse...

A Companheirada esta toda serelepe porque ainda não foi divulgada a quantia que recebeu da Camargo Correa. É questão de tempo, como ficar fora do recebimento desta granosa.