15 de dez. de 2009

Lula fala sobre as novas mídias

Lula sobre as novas mídias
Por Gustavo Cherubine
Acho que ele está falando da gente:

http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm?idioma_id=1&alterarHomeAtual=1

“a circulação dos jornais no eixo Rio, SP, Brasília está estaganada; os jornais de outras capitais cresceram 41%; no interior, a taxa é ainda maior, 61%; no caso dos jornais populares, 120%; esse processo será alargado ainda mais com o plano nacional de banda larga que terá como objetivo levar a Internet de alta velocidade a todos os lares do Brasil [...]

quanto maior a inclusão digital maior será a demanda por conteúdo…a indústria da comunicação sempre trabalhou com um modelo vertical: alguns poucos escreviam e falavam para muitos que apenas ouviam, liam ou assistiam [...]

Havia um núcleo ativo de produtores e uma massa passiva de consumidores [...] (com a Internet) o poder de interferência dos leitores que era quase nulo deu um salto espetacular. Os consumidores de informações estimulados por blogs passaram a formar redes horizontais construindo convicções tornando-se mais críticos e menos passivos [...] não são pequenas as consequencias desse processo…. ele não ameaça o jornalismo — ao menos o bom jornalismo[ ...]

(espero que essa conferência] estimule todos os candidatos, inclusive os candidatos a Presidente da República [ no ano que vem], a se manifestarem sobre o tema, a exporem suas convições, propostas e idéias [...]”

(Presidente Lula, trechos de seu discurso na abertura da Confecom; 14-12)

Nenhum comentário: