11 de mai. de 2008

CARNE CLANDESTINA

Ainda não caiu a ficha dos proprietários de abatedouros clandestinos de Marabá, no que tange a decisão de 14/04/2008, do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), que proíbe o funcionamento de matadouros sem condições higiênico-sanitárias. Quando foi para proibir a inspeção e fiscalização da carne bovina, no final de setembro de 2007, uma liminar chegou imediatamente à Prefeitura e logo foi cumprida pelas secretarias de Agricultura e Saúde. Ao contrário, para fazer valer o direito da população, muita gente quer burlar a nova decisão judicial, insistindo em vender carne não inspecionada.

Segundo Neuder França, coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que tomou conhecimento da decisão da desembargadora Albanira Bemerguy através do Diário Oficial da Justiça, os abatedouros localizados do outro lado Rio Tocantins (Morada Nova) seguem desrespeitando a decisão da presidência do TJE.

Ainda segundo Neuder, alguns donos de açougues, que também são proprietários de fazendas, estão matando gado em suas propriedades. E, para burlar a fiscalização, compram um pouco de carne no Frigonorte, único matadouro com SIM, misturam com o produto clandestino e vendem ao consumidor.

Nenhum comentário: