31 de mai. de 2008


Os compromissos assumidos por nove governadores de Estados amazônicos para garantir a preservação da Amazônia e a soberania nacional sobre a região estão listados na "Carta do Pará", documento oficial do I Fórum de Governadores da Amazônia Legal, ocorrido durante esta sexta-feira (30), no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A carta, uma proposta do Governo do Pará para o desenvolvimento da região, foi apresentada, ao fim do encontro, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No documento, os governadores manifestam ao mundo a determinação de garantir o efetivo exercício da soberania na região. A carta, lida pelo governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), durante o Fórum, representa o compromisso com a construção de mecanismos que objetivam o desenvolvimento sustentável da floresta, sua biodiversidade e recursos minerais e hídricos.
O objetivo final, lembrou o governador, é garantir a melhoria da qualidade de vida das 23 milhões de pessoas que vivem na Amazônia. "Neste sentido, o combate ao desmatamento ilegal torna-se imprescindível", diz um trecho da Carta, que, antes de ser entregue ao presidente Lula, foi apresentada em reunião reservada do Fórum, com a presença dos governantes dos nove Estados.

Nenhum comentário: