11 de mai. de 2008

Mais duas cidades passam a receber o sinal da TV Cultura
Nesta sexta-feira (9) e no sábado (10), duas cidades ao longo da rodovia Transamazônica entram no raio de alcance do sinal da TV Cultura do Pará, que iniciou o processo de retomada das suas retransmissoras que estavam em poder de uma empresa privada em janeiro deste ano e já alcançou 15 municípios somente neste primeiro semestre do ano. Os municípios que serão contemplados desta vez serão: Brasil Novo e Medicilândia, onde vivem cerca de 40 mil pessoas.

As inaugurações contarão com a presença da presidente da Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa), Regina Lima, e do diretor da TV pública, Paulo Roberto Ferreira, além de autoridades locais e da população, que finalmente terá a disposição uma nova opção de programação diferenciada, com cunho educativo e de qualidade.

Nesta sexta-feira, a primeira inauguração ocorrerá em Brasil Novo, que está localizado a 503,97 quilômetros da capital, Belém. Fundado em 1993, o município foi colonizado na década de 70 por imigrantes de vários Estados do país. Segundo o IBGE, o município possui 17.193 habitantes e grande parte da população vive na zona rural. A economia é baseada na pecuária, extração de madeira de lei, comércio, agricultura, especialmente de cacau, café, pimenta-do-reino e frutas, e culturas agrícolas de safra (feijão, arroz, milho, mandioca, etc.), além de algumas indústrias artesanais e serrarias de médio porte.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasil Novo, Neto Portugal, informa que até hoje a população do município tinha acesso somente a um canal de TV e que muitos têm que recorrer à instalação de antenas parabólicas para conseguir escolher o que assistir. "Nós vamos poder ter, através da TV Cultura, uma presença e divulgação das notícias regionais do Estado. Aqui temos uma cultura muito misturada e a chegada da TV ajudará a divulgar a cultura do Pará", afirma.

Ainda de acordo com a liderança local, a expectativa pela inauguração da retransmissora tomou conta da cidade. "Como é uma coisa bastante nova, a curiosidade é grande. A população está recebendo com a melhor das expec tativas. Tem a rádio local que está divulgando a chegada, e o povo já está à espera", relata.

No sábado, será a vez de Medicilândia receber o sinal da TV Cultura. O município, que está distante 90 quilômetros de Altamira, surgiu durante a implantação de programas de colonização na Amazônia, na década de 70, na época do Regime Militar. Foi oficialmente fundado em 1989 e o nome é uma homenagem a Emílio Garrastazu Médici, Presidente da República na época.

Nenhum comentário: