30 de jul. de 2008

O mercado da Louis Vuitton




Criada a 150 anos tendo como primeiro produto um baú específico para viagens, a Louis Vuitton é hoje a marca de alto luxo mais importante do planeta. Em Paris tem uma enorme e vistosa loja na avenida Champs Elysee, acho que são 4 andares.
Um mercado, ou um Magazine Luiza de tanta gente. Claro, gente com grana, com pose, com posses, mas muuuuiiiiiitttaaa gente.
A marca tem lojas em 46 países e jamais fez promoções, liquidações ou offs. Sempre vendeu muito, só no ano passado faturou US$ 1,4 bilhões.
Para manter sempre o clima de novidade as 17 fábricas produzem criações de estilistas famosos, tudo de forma exclusiva para a LV. A logo, já é um símbolo de poder, tanto que a marca é a mais imitada com falsificações entre as griffes de luxo do mundo.
Por lá, em Paris, um chaveirinho custa 160 euros, quase 450 reais e uma boa bolsa - boa quero dizer de bom tamanho - 6 mil reais. E quase não tem para quem quer.
Os orientais são reis, mandam tanto que as funcionárias tem de falar as línguas do Japão ou da China para serem contratadas. Dividindo cada centímetro do chic carpete os árabes, aos montes e sua grana que vem do petróleo.
Mercado ou não, o fato é que a loja é praticamente tão visitada quanto qualquer ponto turístico de Paris. Com a diferença que alí certamente, as carteiras estão abarrotadas de verdinhas, doidas para descansarem em uma carteira nova.
Claro, carteira Louis Vuitton.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fala Marcelo!! Tem blog novo no pedaço: http://blog-significado.blogspot.com/