27 de jul. de 2008

PESQUISA DIÁRIO DO PARÁ


ELEIÇÕES Duciomar (PTB) tem a preferência de 28% do eleitorado contra 22% de Valéria (DEM)

O Instituto de Pesquisa Vox Populi divulgou o resultado da segunda pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Belém e os números ainda mostram o prefeito Duciomar Costa (PTB) em primeiro lugar tanto na intenção de voto espontânea como na estimulada. Na pesquisa estimulada, que já traz o cenário real da disputa pela prefeitura, com os candidatos escolhidos pelos partidos, Duciomar Costa mantém a preferência do eleitorado, com 28% da intenção de votos, seguido de Valéria Pires Franco com 22% e José Priante (PMDB) com 11%. Mário Cardoso, do PT vem logo atrás com 8%, seguido de Arnaldo Jordy (PPS) com 7%, Marinor Brito (PSOL) 2% e Delegado João Moraes (PSL) com 1%. Os votos nulos e brancos seriam de 12 %. Os números indicam que é quase certa a possibilidade de segundo turno.
Na pesquisa espontânea, Duciomar Costa lidera as intenções de votos com 17%, seguido de Valéria Pires Franco(DEM), com 8%, Mário Cardoso e José Priante, ambos com 3%. Tanto Duciomar como Valéria subiram 5 pontos percentuais em relação à pesquisa feita pelo Vox Populi em junho. Priante cresceu 3% em relação à última pesquisa e Mário, 2%.
A nova pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral, na 98ª zona eleitoral de Belém - PA (Registro de nº 1297/2008), no dia 21 de julho de 2008. A pesquisa foi realizada no município de Belém, entre os dias 17 e 19 de julho de 2008. Os entrevistados são moradores e eleitores de Belém, com 16 anos ou mais. As entrevistas foram domiciliares.
Foi adotada uma amostra estratificada por cotas, com o total de 600 entrevistas. As cotas utilizadas para a seleção do entrevistado foram gênero, idade, escolaridade, renda familiar e situação perante o trabalho, sendo calculadas proporcionalmente ao conjunto do município de acordo com os dados do IBGE, CENSO de 2000 e TSE - Cadastro dos Eleitores 2008. A margem de erro da amostra é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,0%.
Essa é a primeira pesquisa cujos resultados são apresentados após a convenção dos partidos que definiu os candidatos que irão disputar a prefeitura de Belém. Nas pesquisas anteriores, apareciam nomes como o do ex-prefeito Edmilson Rodrigues, bem cotado nas pesquisas, mas que de antemão avisou que não iria concorrer. A pesquisa também antecede o início da propaganda na TV, embora os candidatos já estejam liberados para fazer a propaganda eleitoral nas ruas. Mesmo com este novo cenário apresentado, Duciomar Costa se mantém em primeiro lugar nas pesquisas.

Nenhum comentário: