27 de jul. de 2008

Ópera La Bohème abre o II Festival Internacional de Ópera da Amazônia

O II Festival Internacional de Ópera da Amazônia iniciará em grande estilo, com a apresentação de uma peça que há mais de 100 anos não é encenada em Belém: a ópera "La Bohème", obra-prima do compositor italiano Giacomo Puccini. O espetáculo estréia no dia 13 de agosto, abrindo o Festival, que é realizado pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
"La Bohème" impressiona pela sutileza e complexidade da sua composição instrumental. A ópera estreou mundialmente no Teatro Régio de Turim no dia 1º de fevereiro de 1896, sob a regência de Arturo Toscanini. Esta é a segunda vez que a ópera será encenada em Belém. A primeira montagem foi apresentada há 108 anos, em 21 de abril de 1900, no Theatro da Paz.
A estréia foi sucesso de público e os ingressos foram esgotados com grande antecedência. Após ter conquistado a Europa desde sua estréia, sob a batuta do jovem Toscanini, "La Bohème" chegou a Belém e aqui ficou conhecida como "Bohemia". Devido ao sucesso, a obra foi reapresentada no Theatro da Paz em todos os anos seguintes até 1906. A montagem contava com o tenor Giuseppe Agostini no papel do boêmio "Rodolfo" e a soprano brasileira Tilde Maragliano, que já colecionava passagens com sucesso por palcos europeus e nacionais, no papel da tísica "Mimì".
Início dia 13 de agosto no TP.

Nenhum comentário: