24 de jul. de 2008

OS FRANCESES

Paris é linda e fim de papo. É hoje a cidade mais visitada do mundo, está lotada de indianos, orientais, africanos, árabes e de brasileiros. Muitos de nós.
Efeito Lula. Efeito dólar, efeito formiga nas calças que não deixa o brasileiro ficar parado. Em qualquer lugar deste mundo que eu tenha ido, sempre acho brasileiros. Hoje está bem mais em conta rodar por aí pela Europa e pelo mundo. Sete dias em um hotel meia boca sai por 450 Euros, ou 1237 reais. Isso fora a passagem, a alimentação, um monte de presentinhos, os passeios, a locomoção...
Mesmo assim a classe média hoje pode viajar.e está indo, os aviões estão lotados, os pacotes estão esgotados, e este cidadão que pega o vôo não é mais apenas o rico, é a classe média que aproveita até dizer chaga.
Em Braga, cidade de Portugal, em uma quitanda o velho português disse que nos últimos anos os brasileiros estão invadindo a terrinha, graças "ao sindicalista presidente de vocês". Todos os brasileiros presentes escutaram e fingiam que não era com eles.
O velho preconceito da classe média contra Lula, mesmo ela sendo beneficiada pelo seu governo.
Bom, então nós estamos na Europa em peso, gastando e sendo mal tratados, principalmente na França. O cidadão daquele país é grosso, mal educado, de cara feia, detesta ter de servir gente do terceiro, do quarto mundo. Mas é obrigado, nós, a periferia planetária estamos sustentando boa parte da França, são quase 30 milhões de turistas ao ano.
Agora o português, apesar de ser objetivo demais, o que parece até grosseria, adora o brasileiro.
Já o francês detesta todos. Definitivamente eles se acham mais bonitos, mais inteligentes, mais cultos, mais criativos e mais importantes. O que não são.
O problema é que todo brasileiro borra botas vai a Paris e volta dizendo maravilhas de tudo, botando pose, escondendo os defeitos - que existem em todos os lugares - . Coisa de gentinha.
A tão famosa comida de lá não tem como agradar ao paraense, que gosta de fartura. Tá certo, a cidade é linda,não se acha nada feio por lá. Mas...
... seria muito melhor sem seus habitantes prepotentes.
Nem tudo é flores. Pelo menos os franceses não são.

4 comentários:

Anônimo disse...

Como já dizia o Ed Motta: "O mundo é fabuloso, só o ser humano que não é legal. Não é legal."


30 milhões de turistas ao ano, é? Se cada um deixar mil "eurinhos", já dá brincando 30 bilhões de euros.


eu já fui à Europa, amei. Agora o sinônimo de "ser rico" não é mais ir a Orlando ou Portugal, mas sim Dubai, Hong Kong, Austrália, safaris de luxo na África, ilhas Seycheles, esses lugares remotos e não tão visitado por brasileiros.

Não vejo a hora de pegar um vôo de 1º classe GRU-DXB pela Emirates.

Anônimo disse...

Caro Amigo Marcelo,
Acho que vc anda com o coração bem amargo. É verdade que alguns franceses são bem mal educados, mas não são todos, alguns são até bem legais, basta que nós também tentemos ser simpáticos. Mas para lhe falar a verdade eu sou meio suspeito para falar da França, principalmente de Paris, fui apresentado a "Ela" por um primo por quem eu sou apaixonado que morava lá a 7 anos e ele me apresentousou tudo com tanto carinho e detalhes que fiquei louco por tudo que vem de lá, o vinho, os queijos, a história, a cultura a música, de Charles Aznavour, dos bistrôs, dos pães, do Sena, museé d`arms, do Louvre, momatre, saint germain des prés, das charcuterrie, dos crepes, da galeria Lafayette, dos macarron da Ladurré, da maravilhosa igreja de Notre Dame, do Arco do Triunfo, da Champ`s Élysées e a Torre Eiffel que antes foi muito contestada e agora virou símbolo da cidade. Enfim caro amigo, sou como disse a você, um apaixonado e não tenho dúvidas de que você foi apresentado prara a Paris dos turistas, e não para a verdadeira "cidade Luz".
Abraços,
JF

blog do bacana-marcelo marques disse...

Verdade sobre o "ser rico". Até porque eles estão podendo, os árabes.
Sobre o coração amargo, impossível né? Afinal, 17 dias em lugares tão bonitos...
É que o francês realmente me deixou meio puto. Mas tú tem razão quando fala das mil maravilhas de Paris, e eu poderia colocar na lista mais umas cem.
Talvez meu roteiro de turista tenha atrapalhado um pouco, mas como junto passeio com gravações para o programa de tv, obrigatoriamente tenho que ter um roteiro mais turistico, de interesse geral.
abraços

blog do bacana-marcelo marques disse...

Verdade sobre o "ser rico". Até porque eles estão podendo, os árabes.
Sobre o coração amargo, impossível né? Afinal, 17 dias em lugares tão bonitos...
É que o francês realmente me deixou meio puto. Mas tú tem razão quando fala das mil maravilhas de Paris, e eu poderia colocar na lista mais umas cem.
Talvez meu roteiro de turista tenha atrapalhado um pouco, mas como junto passeio com gravações para o programa de tv, obrigatoriamente tenho que ter um roteiro mais turistico, de interesse geral.
abraços