11 de mai. de 2009

Trem

O trens da Estrada de Ferro Carajás (EFC) voltaram a circular. Um trabalho inédito de engenharia possibilitou a liberação da via, interditada desde o dia 4 de maio, devido às fortes chuvas que castigam o norte e nordeste do Brasil.

Com isso, a partir desta terça-feira (12/05), o trem de passageiros parte de Parauapebas, às 6h, em direção a São Luís. A previsão de chegada na capital maranhense é às 22h.

A liberação do trecho alagado teve início às 19h, deste domingo (10/05) quando o nivel da água sobre o trilho baixou para 9cm, possibilitando a passagem dos trens de carga. O tráfego foi feito em regime especial, com os trens circulando com velocidade de 5Km/h e com acompanhamento das equipes de operação e manutenção durante todo o tempo.

A liberação do trecho só foi possível depois que a equipe de engenharia da Vale construiu dois diques de 850 metros cada um, ao lado dos trilhos, formando um muro. Em seguida, bombas de sucção começaram a retirar a água que cobria os linha férrea. O trabalho envolveu cerca de 500 homens, trabalhando ininterruptamente. Para a construção dos diques foram usados 56 mil sacos de areia.

Nenhum comentário: