A Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) inaugura a partir da próxima quarta-feira (9) mais quatro retransmissoras da TV Cultura do Pará no interior paraense, chegando à marca de 57 repetidoras. No dia 9, a inauguração será na Região de Integração do Guamá, no município de São Domingos do Capim (onde a TV Cultura poderá ser vista pelo canal 9). No dia 12, será inaugurada a retransmissora de Gurupá (canal 5), no Marajó. Dia 13, o calendário de inaugurações prossegue no município de Eldorado dos Carajás (canal 11), na Região dos Carajás. Dia 16, a Funtelpa inaugura a repetidora de Porto de Moz (canal 10), localizado na Região do Xingu.
Desde que iniciou seu processo de expansão, em janeiro de 2008, a TV Cultura do Pará já inaugurou 53 retransmissoras, em todas as regiões de integração do Estado do Pará. A programação da TV pública paraense, antes restrita à área urbana de Belém, já pode ser vista em 49 municípios e quatro localidades do interior, além dos cinco municípios que compõem a Região Metropolitana de Belém. A população total destes 54 municípios representa um público potencial de mais de 3,3 milhões de pessoas.
Em agosto de 2008, complementando o processo de expansão, a Funtelpa inaugurou um novo transmissor da emissora, que elevou a potência do sinal de 5kW para 44kW. Isso permitiu que a programação da emissora pública paraense alcance hoje todos os municípios da Região Metropolitana de Belém (Ananindeua, Benevides, Marituba, Santa Bárbara, além da capital).
A meta da Funtelpa é chegar à marca de 80 retransmissoras até o final de 2010. Seguindo-se o ritmo atual, tal objetivo será cumprido plenamente. Em 2008, foram inauguradas 21 retransmissoras. Em 2009, o número subiu para 32 novas retransmissoras – um crescimento de mais de 50%. Somadas às quatro que estão por vir nas próximas semanas, faltarão apenas 23 para atingir a meta.
2 comentários:
O que o pessoal da FUNTELPA esta esquecendo é da qualidade da transmissão. Aqui em Parauapebas o sinal da TV Cultura só pode ser visto embaixo da torre que fica a antena de transmissão. Se for assim que o governo do estado quer avançar no interior do Pará com o sinal da TV Cultua não vai dar muito certo.
Já foi resolvida a situação de Parauapebas, enviamos técnico para lá.
Atenciosamente,
Fábio Moraes
Assessor FUNTELPA
Postar um comentário