Conforme publicado no Diário Oficial do Estado do Pará, o Secretário do Meio Ambiente do Estado do Pará, Aníbal Pessoa Picanço, confirmou a realização de uma nova audiência pública para a apresentação do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) do terminal de grãos da Cargill em Santarém.
A audiência ocorrerá nesta quinta-feira, dia 4 de novembro, às 9h, na Associação Nipo Brasileira.
A audiência é uma oportunidade para concluir o debate sobre as informações contidas no estudo, de forma a subsidiar o parecer técnico a ser emitido pela SEMA para fins do licenciamento ambiental do terminal.
O estudo já foi apresentado em audiência pública, realizada em 14 de julho deste ano, no Iate Clube em Santarém (PA). Com participação de aproximadamente 2000 pessoas, entre produtores, ONGs, comunidade e representantes de diversos setores da sociedade civil, a audiência durou cerca de 7 horas e teve diversas manifestações que, em sua maioria, evidenciaram a viabilidade do terminal na região.
Em Belém, a apresentação do EIA será novamente conduzida pela empresa de consultoria CPEA, empresa independente e especializada responsável pela realização do estudo.
EIA e RIMA
O Estudo de Impacto Ambiental – EIA é um estudo constituído por 10 volumes com diversos anexos. Em linguagem técnica, nele são encontradas diversas análises e avaliações feitas por técnicos especializados nas áreas do conhecimento conforme a natureza do assunto, como economistas, geólogos, engenheiros e biólogos. Já o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente – RIMA é uma versão resumida do EIA, escrita em linguagem acessível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário