1 de set. de 2008
Ana lança Força pela Paz para atacar a violência.
O combate ao tráfico de drogas, prostituição infantil, roubos e porte ilegal de armas está sendo intensificado com a operação “Força pela Paz”, iniciada pelos órgãos integrantes do Sistema Estadual de Segurança Pública, na manhã desta segunda-feira (1º). O objetivo é colocar policiais nas ruas, em diversas modalidades de ronda, para coibir os índices de criminalidade em seis bairros considerados críticos na Região Metropolitana de Belém (RMB).
A operação foi deflagrada pela governadora Ana Júlia Carepa na praça Olavo Bilac, no bairro da Terra Firme. O trabalho envolve policiais civis, militares, agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e integrantes do Corpo de Bombeiros. Nesta semana, a ação também se estenderá ao bairro do Guamá, chegando, durante o mês, ao Jurunas, Cremação, Marambaia e São Brás.
“Essa é uma operação surpresa, que tem caráter repressivo, mas vamos também trabalhar o aspecto social. A idéia é que os bairros recebam essa injeção de policiamento ostensivo, para que a população se sinta mais segura ao sair de casa”, disse a governadora, lembrando que a ação só está sendo possível graças aos investimentos recentes feitos na área de segurança. “Hoje temos mais viaturas, armamento, munição e gente. Só assim dá para garantir segurança ao povo”, reiterou.
Em coletiva à imprensa, no comando geral da Polícia Militar, a governadora detalhou a operação e apresentou dados sobre a atuação do Sistema de Segurança Pública no Estado no último ano. O Estado só poderia deflagar uma ação como essa depois de estar dotado de infra-estrutura para combater a criminalidade, afirmou. Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública, Geraldo Araújo, a operação tem um custo de R$ 1,3 milhão.
O aparelhamento inclui ainda a compra de 600 novas viaturas, dez embarcações, 182 motocicletas, 3.229 coletes à prova de bala e 2,4 mil novas armas. Além disso, informou o delegado geral de Polícia Civil, Justiniano Alves, 44 delegacias foram reformadas ou construídas de janeiro de 2007 até maio deste ano, 38 delas no interior. “E subiu de um para doze, das quais seis em Belém e seis em Ananindeua, o número de delegacias funcionando 24 horas na Grande Belém”, completou a governadora.
Comunidade - Para obter êxito, a operação Força pela Paz também contará com os mais de mil policiais que estão sendo formados, até o fim do ano, dentro do programa de Polícia Comunitária do Ministério da Justiça. “Essa é uma ação preventiva, que se soma à ação de repressão”, disse o comandante geral da PM, coronel Luís Ruffeil, ressaltando ainda os mais de 1,5 mil novos PMs que ingressarão na força até o fim deste mês – 540 somente em Belém
A operação, aliás, segundo Ana Júlia, continuará o tempo que for necessário até que esses novos policiais sejam efetivados. “Esse policiamento será constante. E vale lembrar que não estamos descobrindo nenhuma área. Para garantir que as equipes estejam reforçando o trabalho em pontos estratégicos dos bairros, estamos otimizando as forças policiais de que dispomos hoje, já que o efetivo é reduzido”, enfatizou
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário