21 de set. de 2008

Turismo no Pará



O pólo turístico de Belém tem como principais visitantes os turistas vindos do Amazonas, São Paulo e Amapá, que nos períodos de alta estação vêm à capital paraense rever amigos e parentes, além da realização de negócios. O meio de transporte aéreo é o mais utilizado, sendo a maioria do sexo masculino (56%) e idade média de 36,9 anos. A permanência média é em torno de sete dias, hospedados principalmente na casa de parentes ou hotéis. Seus gastos diários em média são de R$ 31,00 com alimentação e R$ 46,00 com hospedagem, sendo que aproveita o tempo livre em repouso e visitações.

Esses são alguns dados divulgados pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) de mais uma etapa das pesquisas de demanda turística realizadas no Estado do Pará em 2008. O objetivo do estudo, segundo a assessoria de imprensa da Paratur, é levantar o perfil dos turistas presentes aos seis pólos turísticos: Belém, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins, Marajó, Tapajós e Xingu. Ao todo, foram entrevistados mais de 3.800 visitantes nos principais portões de entrada do Estado. Leia a seguir, mais detalhes da notícia.

A iniciativa da Paratur busca produzir dados estatísticos consistentes, que possam revelar o comportamento de viagem, perfil e dados econômicos dos visitantes de cada pólo turístico e suas respectivas peculiaridades e características. Nos últimos três anos, a Companhia investiu cerca de R$ 700 mil em pesquisas de demanda dos visitantes nas altas e baixas estações paraenses, na criação de um sistema on-line de registro de hóspedes no Estado e pesquisas especificas acerca de eventos como o Sairé, Círio de Nazaré, entre outras manifestações culturais do Estado.

De acordo com o estatístico da Paratur, Admílson Alcântara, a metodologia utilizada pela empresa licitada pela Paratur, Caxiuanã – Planejamento e Gestão em Turismo Ltda, segue as normas e orientações adotadas pela Organização Mundial de Turismo (OMT), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Departamento de Pesquisa do Ministério do Turismo (MTur). Ele também garante a importância da pesquisa, devido às enormes diferenças de atrativos culturais e turísticos existentes no Pará: “O relatório da primeira etapa confirma a diversidade de nosso Estado; cada pólo possui uma particularidade”, afirma.

Ouros pólos

Os principais visitantes do pólo Amazônia Atlântica são de São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas. Os atrativos turísticos (86,7%) são o maior fator motivador para a viagem, tendo o automóvel (72%) como meio de transporte mais utilizado. A maioria são homens (56%), com idade média de 37 anos, que ficam em torno de 6,8 dias no destino escolhido. As casas de parentes (42%) e as casas próprias (41%) são os meios de hospedagem principais. Os gastos médio são de R$ 25,00 com alimentação e R$ 42,00 com hospedagem, aproveitando o tempo livre em diversões e visitações.

Entre os maiores mercados emissores de visitantes ao pólo Marajó estão São Paulo, Amapá e Minas Gerais, motivados pela visita a parentes (58%) e pelos atrativos turísticos (22,4%), utilizando navios (71%) como meio de transporte prioritário. São na maioria do sexo masculino (54%), com idade média de 37 anos, permanecendo em torno de 9,9 dias, hospedados em casa de parentes (70%). Gastam em média R$ 12,90 com alimentação e R$ 24,70 com hospedagem. O tempo livre é passado em visitação, repouso e diversão.

Minas Gerais, São Paulo e Maranhão são os principais mercados emissores do Araguaia-Tocantins, especialmente motivados por negócios (46%), sendo o avião (56%) como meio de transporte preferencial. A maioria é do sexo masculino (71%) e possuem idade média de 30 anos. A permanência média é de sete dias, hospedam em hotéis (51%). Gastam em média R$ 18,00 com alimentação e R$ 30,00 com hospedagem. O tempo livre é usado para diversão (51%).

Já o pólo Tapajós recebe como maiores visitantes, turistas do Amazonas, Minas Gerais e São Paulo, motivados por negócios (37%), utilizando como principal meio de transporte o avião (70%). São na maioria do sexo masculino (63%), com idade média de 36 anos. Permanecem em média 7,7 dias, hospedados na casa de amigos e parentes (44%) ou hotéis (43%), gastando cerca de R$ 18,70 com alimentação e R$ 24,00 com hospedagem. Aproveitam o tempo livre em diversão, visitação e repouso.

Por fim, o Pólo Xingu possui entre os principais visitantes os do Amazonas, Ceará e Rio Grande do Sul. São turistas motivados por negócios (45%). O transporte aéreo é o principal (81%), sendo a maioria do sexo masculino (65%) e idade média de 38 anos. A permanência gira em torno de 7,9 dias, hospedados na casa de amigos e parentes (50%). Os gastos são de R$ 13,00 com alimentação e R$ 17,50 com hospedagem. O tempo livre é aproveitado em diversão (49%).
Texto: Pará Negócios

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