19 de dez. de 2008

Ana se reúne com Secretários


A conjuntura econômica e política, o balanço da execução orçamentária e financeira, o fluxo de gestão e as metas e marcas do governo para 2009 fizeram parte da pauta da última reunião da governadora Ana Júlia Carepa com os secretários de Estado, secretários-adjuntos e dirigentes de órgãos da administração direta e indireta. O encontro ocorreu, nesta quinta-feira 18, na Granja do Icuí.

A reunião

Na saudação inicial, a governadora fez um breve relato sobre os avanços nos dois anos de governo. Ela informou que está fazendo reuniões por áreas do governo para desatar os nós que ainda existem na administração para atender as expectativas da população.
”Tenho orgulho de nesses dois anos, além de estar reconstruindo o Pará, estamos levando o Estado para locais em que não era presente. Agradeço o trabalho dos secretários e irei cobrar cada vez mais da equipe. O mundo vive um momento que precisamos estar atentos. É o desafio de termos claro as prioridades e cuidado com os gastos”, afirmou.
Programas - Ana Júlia Carepa comentou que o quadro de insegurança alimentar vivido por 54% da população, antes do atual governo, já foi alterado. Mudança que, segundo ela, contou com a participação popular, através do Planejamento Territorial Participativo (PTP) e outros fóruns em que a população marcou presença.
Para esta mudança, foram executados programas e ações, como o Campo Cidadão, política de apoio à agricultura familiar que atenderá 120 mil trabalhadores até 2010; programa Extrativismo Vivo; programa Um Bilhão de Árvores para Amazônia, de recomposição florestal; regularização fundiária com a criação dos assentamentos estaduais pela primeira vez no Pará; e o zoneamento ecológico-econômico da região oeste, aprovado esta semana pelos deputados estaduais.
“Praticamente dobramos a área com zoneamento no Brasil. Agora, a proposta será submetida ao Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) para ser sancionado pelo governo federal. Além disso, o Pará, no nosso governo, não sustenta mais o triste título de campeão em morte no campo, para se tornar o Estado que mais diminui esse tipo de morte”, destacou a governadora.
Segurança - Na segurança pública, ela comentou a formatura de 566 policiais militares, dos 1.500 aprovados no concurso público. “Depois de dez anos sem concurso público nesta área, já estamos concluindo as inscrições para o segundo concurso público. Também envolvemos a sociedade no programa Segurança Cidadã, que contempla políticas de emprego e renda, culturais e de educação para evitar que os nossos jovens ingressem na criminalidade”, disse.
Saúde pública – Prevenção é a nova concepção do governo do Estado para saúde. A governadora lembrou seu compromisso de campanha de dobrar a cobertura das equipes do Programa Saúde da Família (PSF) no Pará.
Esta cobertura era de 21,4%, atualmente já está em 38%. A meta é ampliar para 52% até 2010. “Estamos retomando o papel de gestor da saúde no Pará, de coordenador das ações. Queremos desempenhar bem esse papel e esperamos que as outras esferas de poder também assumam as suas responsabilidades”, salientou a governadora, comentando que foi no atual governo que os hospitais regionais passaram a funcionar efetivamente.
Ela comentou ainda que os deputados estaduais aprovaram esta semana o financiamento para aquisição dos equipamentos da nova Santa Casa, mais um compromisso do governo do Estado.
Bolsa Trabalho - Outro programa destacado pela governadora foi o Bolsa Trabalho, de qualificação e auxílio-financeiro aos jovens paraenses. Ela enfatizou que o programa recebeu prêmio de práticas inovadoras na gestão do Bolsa Família, do governo federal, como um dos quatro melhores do país.
“Melhor que o prêmio é ver dia-a-dia as transformações da vida das famílias desses jovens atendidos”, ressaltou.
Educação – Este ano, de acordo com Ana Júlia Carepa, houve avanços na recuperação das estruturas físicas das escolas da rede pública estadual. Cento e trinta escolas do projeto Alvorada, paralisadas há quatro anos, antes da atual gestão, foram retomadas.
O governo do Estado também fará licitação para contratação de empresa de manutenção de 400 escolas da região metropolitana ampliada. “O objetivo é que esses prédios não caiam nas cabeças de professores e alunos, que sejam conservados ao longo do ano”, afirmou.
Ela citou ainda a criação de espaço de discussões das questões específicas dos segmentos da sociedade, como as mulheres, negros, livre orientação sexual, juventude etc, nas conferências estaduais. Em 2008, foram criados dois centros de defesa da mulher vítima de violência, em Belém e Capanema, chamados Centro Maria do Pará.
“Em 2009, inauguraremos os centros de Altamira e Abaetetuba. Neles, fazemos o atendimento integral para o resgate dessas vítimas”, informou a governadora.



Por Fabíola Batista - Secom

Nenhum comentário: