24 de ago. de 2009

O jogo bruto da política

A hipocrisia de todos nós chegou a um nível enorme. Vejamos o caso de Sarney no Senado.
O que está por trás de tudo isso ?
Os olhos da oposição e da situação em 2010, na cadeira que hoje é de Lula. Situação quer manter-se no poder e oposição quer retornar. Absolutamente legítimo.
E qualquer vacilo de um lado ou de outro será fatal.
É guerra e para se manter no Governo Federal Lula fará o que for preciso, como também faria e fez FHC - alguém se recorda da tática "ética" dele para conseguir implantar a reeleição, já valendo para ele?
Esse é o jogo, e o jogo é bruto na política. Porque na cabeça de PT e PSDB nada adianta ter cada um 10 estados, os mais ricos, as 200 mais ricas prefeituras. O que importa, o que significa poder neste país e em qualquer outro do mundo com sistema presidencialista é a Presidência da República, o resto é o resto.
A questão do Senado é simples, muito. É bruta, dolorida, até chocante, mas é simples; Lula não pode perder a presidência do Senado, não pode deixar Sarney cair, custe o que custar.
E porque ? Porque quem assume é a oposição, e ela ali vai atacar o Governo com verdades e mentiras dia sim dia também até o último dia da eleição presidencial, vai bombardear o Governo para tentar enfraquece-lo, para colocar as possíveis - !? - vísceras dele e de seus aliados no balcão do frigorífico de todas as esquinas.
E a mídia que quer a oposição no poder faz sua parte, torna as atitudes de Sarney escandalosas e as de Yeda e Arthur Virgílio nem tanto, faz sua pressão, e é assim que funciona, e sempre funcionou. Alguém aí lembra da Globo falando do Sarney quando Roberto Marinho estava vivo e ACM era seu Ministro das Comunicações e o empresário ganhava todas as concessões neste país ?
O que está em jogo não é o governo daqui ou dali, de um estado mais rico ou mais pobre, é o controle da Nação, alvo de todo partido, sério ou não, de direita ou de esquerda, colorido ou verde, como Marina está aí para provar.
E PSDB e PT vão fazer TUDO, absolutamente TUDO para assumir a Presidência, não se enganem amigos. E neste TUDO está o que pode nos parecer errado ou certo, está as alianças com os impensáveis do passado, os improváveis do momento, com todos os caciques do PMDB e de tantos outros partidos.
E fez certo Lula blindando Sarney a custa da desaprovação de 70% da população ? A custa de enquadrar seus senadores, colocando-os em uma posição altamente perigosa para suas reeleições?
Fez, pois essa era a sua única saída. Não havia outra, não estão ali PT e PSDB brincando de gincana, de jogo de vôlei, estão ali em busca do comando do País e aí meus caros e caras, não adianta ser amador, dar uma brecha como esta para a oposição se apoderar de um palanque tão importante como o Senado Federal, em véspera de eleição presidencial.
Eles, os senadores do PT precisam entender que ser Governo tem ônus e bônus, tiveram agora que pagar o ônus.
E é isso. Triste ? Talvez. Decepcionante? Só para quem ainda acredita em Papai Noel.
Se FHC, Serra ou Aécio estivessem no lugar de Lula prestes a perder o comando do Senado fariam tudo igual, sem tirar nem por, e arrisco meu dedo médio por isso.
Lógico que vão negar, isso também faz parte do jogo.
E o jogo é um só, manter o projeto político e de poder de cada partido, Lula tentando de tudo para eleger Dilma, abrindo espaço cada vez mais para o PMDB mas o PSDB já fez isso quando Rita Camata foi vice dos tucanos - alguém se lembra?
A mídia, a maioria dela quer o retorno do PSDB ao poder, parte bem menor quer o PT.
E porque ? Porque DEM e PSDB são históricos redutos de uma elite da qual a grande mídia faz parte.
Está certo ? Está errado ? Sei lá, só sei que é assim.
E todos querem a cadeira de Lula, custe o que custar. Todos querem o poder.
Esse é o jogo bruto da política, o resto é blá blá blá de gente inocente.
Ou hipócrita.

2 comentários:

Anônimo disse...

Isto é brincadeira, você esta arrumando desculpa para tamanha besteira que o partido, que antes de o LULA ser presidente, estava acima de tudo e todos, e era o paladino da moral e da ética. E agora para ficar no poder faz de tudo. Acho que a Heloisa, a Marina, o Arns e a Luciana Genro pelo menos foram coerentes e não admitem essas coisas que você escreveu, de jeito nenhum. Coerência no mínimo isto eles tinham que ter.

Anônimo disse...

FOI BEM VC Q CRIOU A FRASE "ROUBA MAIS FAZ".Q JUSTIFICAR O INJUSTIFICAVEL.É A IMORALIDADE DA POLITICA.PRA Q SOMOS OBRIGADOS A VOTAR. É ISSO Q É UMA HIPOCRISIA
B.V