Em sua última pesquisa antes da eleição, o Datafolha detectou um empate entre Dilma Rousseff (PT) e a soma dos adversários dela: 50% a 50%.
Os índices referem-se aos votos válidos, que são os que contam na hora de aferir o resultado final.
Nessa conta, José Serra (PSDB) dispõe de 31%; Marina Silva (PV) tem 17%; Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) e Zé Marina (PSTU) beliscam 1% cada um.
Para prevalecer no primeiro turno, Dilma precisa de 50% mais um voto. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos, para o alto ou para baixo.
Assim, Dilma pode ter entre 48% e 52%. Impossível, portanto, atestar com 100% de certeza que não haverá segundo turno.
Poderia ter sido diferente. Dilma foi à passarela com um cabo eleitoral de peso. No dia 15 de setembro, a pupila de Lula beliscava 57% no Datafolha.
Súbito, Lula passeava sua candidata pela cena eleitoral de 2010, quando se descobriu que um novo escândalo caminhava junto.
A encrenca tinha nome: Erenice Guerra. Explodiu ao lado de Dilma. Desde então, ela só perdeu votos. Há uma semana estacionara em 52%.
Os 50% atuais constituem o menor índice atribuído a Dilma pelo Datafolha desde 24 de agosto. Nesse dia, ela dispunha de 55%.
Grosso modo, pode-se dizer que o país vai à urna rachado ao meio.
Metade do eleitorado apoia o projeto encarnado por Dilma. Outra metade, espalhada entre os rivais, busca alternativas.
Na hipótese de não liquidar a fatura neste domingo, Dilma vai ao segundo round com cara de favorita.
O que mais impressiona é a ascensão de Marina Silva. Verificou-se que, na largada de um segundo turno, a candidata verde teria o mesmo tamanho de José Serra.
Segundo o Datafolha, Dilma obteria 52% qualquer que fosse o adversário. Serra beliscaria 40%. Marina teria, num hipotético segudo turno, os mesmos 40% do tucano.
( Josias)
Um comentário:
É impressionante como esses "jornalistas", adoram republicar o que as organizações GLOBO FOLHA, ESTADAO,(PIG), em seus blogues, pesquisa do data falha, isso mesmo DATA FALHA, não tem credibilidade mais neste país, tão querendo forçar a barra, não tem jeito essa eleição a DILMA ganha hoje dia 03/01/2010.
Postar um comentário