9 de fev. de 2011

Entrevista com o Secretário de Agricultura, Hildegardo Nunes.

O nosso convidado de hoje para a série de entrevistas que o Blog do Bacana está fazendo, é o Secretário de Agricultura, Hildegardo Nunes.
Em conversa, Hildegardo falou sobre sua vida política e sobre o futuro do nosso Estado. Esta é a segunda vez que Hildegardo Nunes assume a Sagri. A primeira foi em 1995, no primeiro governo Almir Gabriel.
Engenheiro Agrônomo, foi também vice-governador do Pará, exercendo o cargo no período de 1999 a 2002, também com Almir Gabriel. Foi ainda Diretor Superintendente do Sebrae/Pa e Secretário de Governo e de Saúde da prefeitura de Ananindeua. Acompanhe a entrevista.

BLOG: Secretário, você não é marinheiro de primeira viagem na política, tem um passado político rico. Como você se prepara para enfrentar novos desafios nesta área?

HILDEGARDO: Com muita prudência, mas com determinação. Meu compromisso é contribuir para que o governo Jatene possa destravar nosso Estado para seu verdadeiro desenvolvimento, demarcando que a questão ambiental deve ser uma aliada de nosso modelo, agregando valor e criando um diferencial em nossos produtos. Só uma razão me motivou a aceitar a indicação do PMDB para que integrasse o Governo: a convicção de que podemos fazer mais e melhor para o Pará.




BLOG: Quando você assumiu a Superintendência do SEBRAE PA tiveram muitas mudanças? Quais?

HILDEGARDO: Minha passagem pelo Sebrae foi marcada pelo rigoroso cumprimento da missão institucional do órgão, cumprindo e até superando metas estabelecidas pelo Conselho, o que fez do Sebrae/Pa um dos quatro bem mais avaliados do país, com certificação do Sebrae nacional.

BLOG: Em sua gestão no SEBRAE PA, muitos projetos foram alvo da mídia, projetos que deram visibilidade à sua imagem e ao seu trabalho. Isto reforçou sua conquista hoje, como Secretário de Agricultura?

HILDEGARDO: Tenho sido abençoado em todas as funções que tenho exercido. Tenho marcado minhas gestões com o perfil técnico somado à habilidade política. A capacidade de dialogar deve sempre presidir as ações de quem exerce funções diretivas. Quando às conquistas, vamos primeiro trabalhar. O resto é consequência.



BLOG: A Secretaria de Agricultura é sempre um desafio e encontrar a pessoa certa para comanda-la não é tarefa fácil. Vimos que seu nome foi indicado por especialistas e pela mídia. Como você encontrou a Secretaria?

HILDEGARDO: Tenho a consciência da enorme responsabilidade, até pela expectativa do setor. Quase que excepcionalmente tive uma transição tranquila na mudança de governo. Hoje, estamos fazendo um levantamento minucioso da real situação, em destaque à questão patrimonial (máquinas e equipamentos) que foram fartamente distribuídos pelo governo passado e que necessitamos checar a legalidade desses procedimentos, muitos feitos, inclusive, no período eleitoral. Tratando-se de dinheiro público é preciso muito cuidado e seriedade.

BLOG: O que vem a ser o plano Pará Eco Global?

HILDEGARDO: É o Programa Paraense de Governança Climática para Economia de Baixo Carbono. O objetivo é prestar assistência a clientes que pretendem se tornar neutros ou reduzir suas emissões de carbono. O projeto também prevê a captação de créditos de carbono no mundo para investimentos em projetos sustentáveis no Pará.




BLOG: O que o setor agroindustrial pode esperar de sua gestão? Mudanças bruscas ou superficiais?

HILDEGARDO: A história não dá saltos. As mudanças serão consistentes e paulatinas. Todo processo precisa de tempo e persistência.

BLOG: Hildegardo Nunes como político sonha com que conquistas aqui no Pará?

HILDEGARDO: Quero ainda ter a possibilidade de ver um Estado onde sua população possa na integralidade viver a condição do bem estar, com os nossos imensos recursos naturais se traduzindo em melhores condições de vida aos paraenses. Um Estado que possa, verdadeiramente, ser considerado desenvolvido.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Deputado ANTÔNIO ROCHA bateu o martelo e não permitiu que o Engenheiro Agrônomo da SAGRI OTÁVIO MACEDO fosse nomeado para dirigir o regional de Santarém. Otávio Macedo foi vereador por 04 (quatro) legislaturas pelo PSDB e só não teve o mandato renovado porque foi candidato a Vice-Prefeito na Chapa derrotada de LIRA MAIA nas últimas eleições municipais em Santarém. É concursado da SAGRI.

Quando LIRA MAIA foi Secretário de Estado de Agricultura nomeou HILDEGARDO pra dirigir o Regional da SAGRI no Marajó.

Que situação?