17 de fev. de 2011

Ônibus de graça.



Os usuários de ônibus de Belém finalmente têm algo a comemorar. No próximo dia 27 (domingo), os passageiros poderão circular nos coletivos de Belém e suas zonas distritais sem pagar nada, graças à Lei Municipal Nº. 8779, de 10 de dezembro de 2010, que concede a gratuidade nos ônibus um domingo por mês.

À Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) cabe cumprir a lei e fiscalizar. “Regulamentamos a lei e ela será posta em prática no dia 27. Vamos colocar cinco fiscais de transporte em pontos de grande fluxo em Belém, dois em Outeiro e dois em Mosqueiro, para termos o controle da quantidade de pessoas que entram nos ônibus, se os motoristas não estão ‘queimando’ paradas e se as empresas estão circulando com mais de 50% da frota”, explicou Ellen Margareth Souza, superintendente da CTBel. Ellen esclareceu que após essa primeira experiência no dia 27, a CTBel fará uma análise para definir qual domingo do mês seria o da gratuidade. “Já temos estudos prévios que apontam o 3º domingo como o mais viável”, contou.

A superintendente da CTBel ainda vê dificuldades no cumprimento por parte das 40 empresas que prestam serviços de transporte coletivo em Belém. “Eles já receberam notificações e faremos ordens de serviço. Vamos ver como irão se comportar, já que tudo deve estar funcionando normalmente nas 1.400 linhas de ônibus que operam em Belém, com exceção da catraca que estará desligada”. Segundo ela, as empresas que operam linhas em Ananindeua e Marituba, quando estiverem circulando na capital no dia 27, terão que conceder a gratuidade da passagem.

DOL

5 comentários:

Anônimo disse...

Quem foi o autor da lei ???
não vi o nome da pessoa nesta reportagem, porque?.

Anônimo disse...

Pagando já não há ônibus suficiente aos domingos, imagina "gratuito".

Anônimo disse...

Não sei o quer comemorar, esses político são engraçados, odoram fazer "caridade" com o R$ dos outros , lógico que isso não vai ser de graça, na próxima planilha de reajuste este quantitativo vai estar embutido, e o povo pobre, que paga o ônibus vai pagar por quem "não paga". pergunta se um vereador desse vai pelo menos um dia trabalhar "pelo povo" de graça....DUVIDO..

Anônimo disse...

Mais uma "garfada" na já combalida receita das empresas de ônibus, tão reduzida pelo aumento das gratuidades de pm, policiais civis, bombeiros, carteiros, meia-passagens, e principalmente pelo transporte clandestino (vans e moto-táxis). Como consta em outro comentário: é muito fácil fazer farra com o dinheiro dos outros!!!

Anônimo disse...

É mais um exemplo de que vivemos momentos dificieis no legislativo e no executivo municipal. Uma vergonha! A população precisa ser respeitada. Precisamos sim é de um transporte urbano digno, com mais ônibus nas linhas - sem que tenhamos que passar horas nas paradas -; com motoristas que não tenham que queimar parada para não correr o risco de perder a hora da chegada; com ônibus limpos etc. O papel do vereador é fiscalizar e cobrar do prefeito solução para esse problema, fazendo com que os empresários do ramo cumpram com suas obrigações, produzindo melhorias para o povo no uso transporte coletivo.
Qual cidadão(ã) desempregado(a) vai usar o ônibus no dia de domingo para procurar emprego? É por causa de projetos desse tipo que as ruas estão recheadas de trasnporte alternativo. Acabamos de dar mais um passo para trás!