30 de jun. de 2011
" Conheço o Helder desde criança, sou amigo do Jader, e ele tem um estilo pacífico e cauteloso, diferente do pai. He he. "
Do Ministro de Assuntos Estratégicos Moreira Franco fazendo graça com o amigo Jader Barbalho em evento hoje da Famep, o II Congresso Paraense de municípios, que reuniu prefeitos de todo o estado.
Priante fala ao jornal DCI sobre CPI dos Royaltes
Priante deu hoje uma entrevista sobre a CPI dos Royaltes ao jornal DCI.
Inclusive o deputado recebeu a notícia do prefeito de Parauapebas Darci Lermen de que a Associação dos Municípios mineradores marchará para Brasília na próxima semana, para embalar a CPI.
Veja a matéria;
O jornal de economia DCI (Diário Comércio e Indústria), de circulação nacional, publicou entrevista exclusiva com Priante sobre a CPI dos Royalties da Mineração. Na entrevista, publicada na edição de 27 de junho, o parlamentar defende a comissão para fortalecer o Estado brasileiro. Eis a íntegra da entrevista.
CPI dos Royalties tem de fortalecer o Estado
Brasília - Fortalecer o Estado brasileiro para atender aos custos gerados pela exploração mineral é o foco político da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aprovada este mês para investigar a briga judicial entre as companhias mineradoras e o governo quanto ao pagamento de royalties da mineração. "Que o Estado brasileiro fique cada vez mais forte, porque a exploração mineral deixa profundos custos, em última análise, para o Estado", justificou, em entrevista exclusiva ao DCI, o deputado federal José Priante (PMDB-PA), autor da proposta. "Nós temos que ver a exploração mineral como um todo, não apenas com foco na mineradora", acrescentou.
O principal fator desse imbróglio entre as mineradoras e os governos federal, estadual e municipal, segundo o deputado, é a legislação, ineficaz quanto à compensação financeira do minério.
Ele conta que o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) tem ajuizado várias ações contra mineradoras, de cobrança desses royalties, conhecidos por Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM). Mas, de acordo com o deputado, as mineradoras negam boa parte dessas dívidas, ou questionam a fórmula de cálculo usada para a cobrança do tributo.
Só a Companhia Vale do Rio Doce, a maior mineradora do País, contesta na Justiça uma dívida de R$ 4 bilhões em favor dos Estados do Pará e de Minas Gerais. Outras ações bilionárias envolvem a Samarco Mineração, empresa da Vale do Rio Doce, e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).
Priante requereu a instauração da CPI, já aprovada pela direção da Casa, juntamente com os deputados Leonardo Quintão (PMDB-MG) e Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), ambos dos estados que detêm as maiores reservas minerais do País. Conseguiram, apenas na tarde do último dia 15, 211 das 170 assinaturas de parlamentares exigidas pelo regimento interno da Câmara. Confira a entrevista na íntegra.
O que motivou a criação da CPI dos royalties da mineração?
É muito estranho que uma legislação de royalties, que deveria ser uma coisa de simples entendimento, é hoje um profundo imbróglio entre as mineradoras e o governo. É o Estado brasileiro, o governo federal, o governo estadual e o governo municipal. Hoje, só para ter uma ideia, o DNPM tem ajuizado contra mineradoras várias ações, cobrando royalties possíveis da mineração, conhecidos por CFEM [Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais]. E as mineradoras dizem que não devem parte dos royalties. Ora, se as mineradoras, de um lado, dizem que não devem, e o governo diz que elas devem, alguma coisa está errada. Então, para apurar com exatidão essa controvérsia entre as mineradoras e o governo, eu propus a CPI.
O estopim para a criação da CPI foi a cobrança de R$ 4 bilhões aplicada contra a mineradora Vale do Rio Doce pelo DNPM relativo aos royalties da mineração?
Não se pode falar em mineração no Brasil sem falar na Vale do Rio Doce, é claro. A Vale é um dos maiores vetores dessa controvérsia. Agora, a questão central é rediscutirmos a lei dos royalties, porque alguma coisa errada existe, uma vez que se estabelece que o CFEM deve ser pago de uma forma, mas há visões diferenciadas. Acabamos por desconfiar que a própria legislação é falha, não é transparente, não é eficaz quanto à compensação financeira do minério.
O CFEM foi criado na Constituição de 1988. Essa reação das mineradoras é recente?
Não consigo precisar desde quando vem essa divergência. O ex-presidente da Vale Roger Agnelli endereçou em março uma carta à presidente Dilma Rousseff fazendo considerações a respeito da aplicação dos royalties no Município de Parauapebas, no Pará, onde está o maior projeto da Vale no País [a exploração das maiores jazidas de minério de ferro do mundo]. Ele argumentou que os recursos não eram aplicados lá na ponta a contento, na tentativa de justificar o não-pagamento integral dos royalties. Não é por aí. A discussão é a seguinte: o que fazer com uma legislação capenga sobre royalties de mineração em um País com as reservas minerais que tem no Pará, em Minas Gerais, na Bahia e outros, e, ainda que riquezas a serem exploradas? O que fazer com uma legislação que não é eficaz, no sentido de garantir uma compensação que já é tão pouca? A legislação dos royalties sobre minérios é de 2% sobre o lucro líquido, bem diferente da dos royalties que incidem sobre o petróleo. A CPI será criada, não como um caça-bruxas em cima da Vale ou de qualquer outra mineradora, mas para encontrar uma solução a essa deficiência que existe e que pode ser uma deficiência da própria legislação de compensação.
Como avalia o que tem ficado aos estados e municípios produtores de minérios em relação aos royalties e ao desenvolvimento que essa atividade tem alavancado?
Lamentavelmente, os indicadores são péssimos. Os maiores indicadores de violência estão exatamente nos municípios onde estão os projetos de exploração mineral. Isso significa dizer que se cria uma expectativa extraordinária acerca dos projetos e se criam bolsões de pobreza em torno desses projetos, então eles criam gravíssimos impactos sociais nessas cidades e no entorno, inclusive nas cidades circunvizinhas. Além do mais, quando os estados, que tinham a capacidade de tributar o ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] na exportação do minério, foram desonerados pela Lei Kandir, o Estado do Pará perdeu milhões e milhões de reais. Ora, as mineradoras não pagam na exportação, por causa da Lei Kandir, para ter maior competitividade da pauta de exportações no mercado internacional. Só que minério é diferente, é pautado por commodities, por bolsas. Assim, os estados deixaram de arrecadar e, na contramão da compensação, há aí essa controvérsia na Justiça.
O Ministério das Minas e Energia estuda criar um novo tributo sobre a mineração, chamado Participação Especial, que incidirá em grandes projetos, a exemplo do que existe na tributação do petróleo. A solução pode ser esta?
Acho, a princípio, que a criação de Participação Especial na mineração é uma tese interessante. Mas entendo que a lei dos royalties deve ser profundamente discutida.
Como o senhor avalia a posição do setor mineral contrária ao aumento das alíquotas dos royalties sob o argumento de que isso pode prejudicar a competitividade nacional?
Isso é profundamente relativo. A Vale, quando era uma empresa estatal, pagava imposto, não tinha isenção de Imposto de Renda, não tinha incentivo do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] e, enfim, existia. Aí ela é privatizada e passa a ter incentivos de Imposto de Renda, financiamento do BNDES, deixa de pagar os impostos. O foco político que nós temos de discutir é o seguinte: não é para que as mineradoras fiquem cada vez mais fortes, é para que o Estado brasileiro fique cada vez mais forte. Porque a exploração mineral deixa profundos custos, em última análise, para o Estado. Custos com segurança pública, com educação, custos sociais, custos ambientais. Então, como fazer a compensação financeira para enfrentar esses problemas? É possível um estado como o meu, que é o Estado do Pará, ficar apreciando o ciclo mineral sem poder utilizá-lo a favor da nossa gente, da nossa infraestrutura, do meio ambiente? É esse o foco da discussão. Não é o lucro que a mineradora vai ter ou deixar de ter. Nós temos de ver a exploração mineral como um todo, não apenas com foco na mineradora.
O senhor acha que o aumento dos royalties pode ajudar na criação do Estado de Carajás, envolvendo a área onde a Vale tem as maiores jazidas de ferro do mundo?
Uma coisa não tem nada a ver com a outra. A criação do Estado de Carajás é uma questão relativa à ocupação do estado.O estado teve uma migração muito forte nos últimos anos em função da mineração, em função do garimpo de Serra Pelada, e houve uma ocupação demográfica muito acelerada na região, distante dos centros de decisão política, tanto do Pará quanto de Brasília. E quem fez essa ocupação desordenada foram exatamente os grandes projetos em torno das mineradoras
" Ela não perde por esperar"
" O Miriquinho é o Palocci do Pará."
A frase é de Mário Couto, que chutou, mordeu e beliscou os petistas, o quarteto que resolveu entrar pra briga com o senador. Couto disse que "Miriquinho aumentou em 100% seu patrimônio em 4 anos de governo" e chamou a galera de "safados e cínicos".
Só isso ?
Que nada, Flexa entrou com arco e flexa no Senado e foi adiante, disse que os petistas são " um bando que tomou de assalto o governo do Pará", e que fazem parte de uma "quadrilha."
Dodói
Zenaldo está no estaleiro, está dodói.
Pegou uma gripe, daquelas de derrubar elefante.
Mas nos corredores palacianos é certo que ele vai se tornar um super-hiper-mega secretários, das tais 5 secretarias que Jatene está criando.
Isso significa que deixará a Casa Civil ?
Se virar um "super" deixa sim.
E aí, quem entra ?
Calma cavalheiros, calma.
" Quando acontece essas coisas o senador some, se mete no meio do mato"
"Essas coisas" a gente não sabe bem o que seria, mas vá lá, o senador está incomunicável, nem ao parabéns pra você do FHC foi.
Foi " pro mato', sei lá se o do Marajó ou o de Salinas, mas sumiu.
Quem souber, pra gente poder escutar o que ele tem a dizer sobre " as dedadas nos olhos que recebeu dos federais petistas" por favor, entre em contato com o blog.
Atualização: E não é que o Couto saiu do toca, ou do mato. E subiu no senado para contra atacar.
Ingressos para shows de Eric Clapton começam a ser vendidos em julho
Foram divulgadas hoje, pela produtora XYZ Live, as datas para vendas dos ingressos dos shows do Eric Clapton no Brasil, que ocorrem em outubro. Clapton se apresenta primeiro em Porto Alegre (6/10), depois Rio de Janeiro (9/10) e por fim em São Paulo (12/10). Opreços ainda não foram divulgados.
No Rio de Janeiro, as vendas começam em 16 de julho, já em São Paulo a partir de 19 de julho e em Porto Alegre, no dia 29 de julho.
Mario Couto se defende de acusações na tribuna do Senado
“A representação contra mim é porque eu bato no PT todos os dias aqui, é porque eu bato no governo todos os dias aqui. Está aqui a declaração do Zé Geraldo. Por isso eles entraram com a representação”, bradou, em resposta à representação do PT na Procuradoria-Geral da República para que seja instaurado inquérito e posterior ação penal perante o Supremo Tribunal Federal contra Couto.
Fonte: Diário do Pará
PF vai investigar hacker que invadiu e-mail de Dilma
Amazônia Legal perdeu 268km² de mata só em maio
STF nega habeas corpus para coronel do massacre do Eldorado
O julgamento do HC havia sido suspenso em 14 de junho de 2010, quando o ministro Celso de Mello pediu vista.
No HC, a defesa alegava ofensa ao princípio do juiz natural e que o coronel teria sido julgado por um tribunal de exceção, pelo processo ter sido transferido de Curionópolis para Belém.
Porrada
Começou a porrada.
E diga-se, já não era sem hora.
Três deputados do PT entraram com denúncia junto ao Supremo Tribunal Federal contra o senador Mário Couto e sua administração.
Já o PSDB pagou nota nos jornais falando defendendo o senador e atacando os ¨gravíssimos problemas deixados pelo governo Ana Júlia..."
É só o começo da porrada no ringue. Só o começo.
Posto em Benevides
A rede é lider nacional de vendas a varejo de diesel.
Pesquisa
Uma pesquisa que recebeu - ou mandou fazer - sobre o quadro sucessório em Santarém.
E quem está na frente ?
Não é o pessoal do PT.
Tardes abafadas
O clima deve ser abafado.
Tem agência inclusive, que já estaria disposta a entrar na justiça pedindo o cancelamento do processo por supostas irregularidades.
Resumindo; sempre o mesmo bafafá na hora que um governo faz sua concorrência para atendimento publicitário.
Fuzuê na Guarany
Acontece que desde a morte do sócio Ademilson Pereira que era majoritário e depois de seu irmão a TV ficou para a viúva do primeiro e a filha do segundo, que não se entendem.
O negócio estava quase feito mas quando souberam que era o deputado que estava no páreo, aumentaram em 50% o valor. Daí o homem caiu fora.
O resultado ?
As donas stão hoje em Belém tentando segurar a concessão da Record, que insatisfeita com os constantes desentendimentos, ameaçou de tirar a abndeira deles.
Senado aprova perda de mandato para quem deixar partido e fundar outro
A decisão pode atingir o prefeito Gilberto Kassab e outros políticos que deixarem o DEM para fundar o PSD, se o Congresso aprovar o projeto até que a nova sigla seja oficialmente criada.
Abertura da Copa de 2014
A Fifa havia prometido as federações de todo o mundo e aos patrocinadores que a indefinição sobre o Brasil seria encerrada finalmente no dia 28 de julho. O objetivo da entidade era fazer não apenas o sorteio das Eliminatórias, como também os anúncios sobre a organização do Mundial.
O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, havia estabelecido como meta o final de julho e Joseph Blatter, presidente da Fifa, chegou a fazer ameaças se a data não fosse respeitada. Mas nada disso foi suficiente.
Em um e-mail à reportagem do Estado, a Fifa indicou que "não há a necessidade de uma reunião do Comitê Organizador da Copa do Mundo antes do sorteio preliminar". A declaração contradiz o que a Fifa havia dito antes.
A Fifa promete festas e cantores famosos no dia 28 julho, em evento já confirmado para acontecer na Marina da Glória, no Rio. O evento, que marcará o sorteio das Eliminatórias, é considerado o pontapé inicial para a Copa de 2014.
FHC diz ter assinado sem ler decreto de sigilo eterno
Fernando Henrique Cardoso voltou a afirmar hoje que não sabia do que se tratava quando assinaou o decreto que cria o sigilo eterno de determinados documentos do governo brasileiro.
O fim do sigilo eterno está em discussão no Senado. Inicialmente apoiado pela presidente Dilma Rousseff, o projeto sofre resistências dos ex-presidentes Sarney e Fernando Collor. Dilma recuou, mas depois voltou atrás e agora volta a trabalhar pela aprovação do projeto.
Sarkozy foi agredido durante visita ao sul da França
O agressor foi preso, mas ainda não se sabe o motivo que o levou a atacar o presidente.
Há imagens na internet do momento da agressão, assista clicando aqui.
Marina recusa convite para integrar PMDB
Fonte: Folha de S.Paulo
CTBel informa
E-mail da presidente Dilma foi hackeado
FAMEP realiza II Congresso Paraense de Municípios no Hangar
No decorrer dos debates sobre regularização fundiária, a Famep firmará Acordo de Cooperação Técnica com a União, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, “para a promoção de ações conjuntas visando à regularização fundiária vinculada à regularização ambiental decorrente da aplicação do Programa Terra Legal no Estado do Pará”. O Terra Legal é um programa do Governo Federal coordenado pelo MDA, visando à regularização de 67,4 milhões de hectares de terras federais não-destinadas na Amazônia Legal, abrangendo 436 municípios dos nove Estados que integram a região e 296,8 mil posses com até 15 módulos rurais.
No Pará, o Terra Legal envolve 86 municípios, num total de 89.785 posses, sendo 58.942 posses de até um módulo fiscal, 25.877 posses de 1 a 4 módulos fiscais, e 4.966 módulos de 4 a 15 módulos fiscais.
Na ocasião, a Famep lançará o livro Seminários Regionais para o Desenvolvimento Integrado, com todas as informações colhidas durantes esses eventos, realizado pela entidade de janeiro a março de 2011, nas doze regiões de integração do Pará. Em parceria com os Correios, será lançado, ainda, um selo alusivo aos 20 anos da Famep. “
80 anos
O presidente FHC recebeu homenagem do Senado pelos seus 80 anos. E o ex-presidente fez questão de visitar e cumprimentar o Senador Flexa Ribeiro pela sua atuação. O Gov. Jatene estava presente também.
Dos paraenses, também presentes Sérgio Leão e Zenaldo. Couto viajou às 8h para Belém, por isso não esteve.
Agora todos estão em cerimônia de homenagem no auditório Petrônio Portela.
COLUNA BACANA – 30 DE JUNHO DE 2011
“O artista geralmente acha que é muito amado. Se ele olhar na internet, ele é odiado. As pessoas têm uma raiva, mas você não vai ficar com raiva de quem tem raiva, então deixa para lá. Não pode ficar triste, nem morrer com isso. Se morrer é pior, porque vão dizer: já morreu tarde, já vai tarde...”, Chico Buarque falando aos risos sobre os comentários na internet sobre sua obra.
Tititi, teretete, etc e tal ... com a jornalista Ana Carolina Proença
Uma boniteza ... A paisagem ribeirinha, quando o avião aterrissa, principalmente, quando passamos muito tempo longe de casa.
Uma língua afiada ... A minha, quando estou entre amigos
Uma mente privilegiada ... A do Ronaldo Menezes. Arejada, simples, objetiva
Uma decepção... Puxa! Já foram tantas... Sem dúvida, as piores são sempre com pessoas muito queridas. Me deixam fora da área de serviço por um bom tempo
Fico P da vida quando ... As coisas saem do meu controle
Fico boba e babona quando ... Vejo as minhas meninas criadas e quase encaminhadas. Missão dada é missão cumprida.
Não vivo sem ... Deus e Nossa Senhora de Nazaré. Estou sempre atrás deles, pra tudo!
Viveria muito bem sem ... Os malas. Cara, eles brotam do nada e se proliferam!
Quem é o cara ... Jesus Cristo, lógico! Previu tudo o que iria acontecer com o mundo, há sei lá quantos mil anos, tem sempre uma palavra de conforto e ainda consegue dar o outro lado da face, pra mais um coice dos sem noção.
Quais são os malas ... Noooossaa!!! Proliferaram. Mas quem puxa a corda são os políticos que, além de não terem a menor idéia de sua função, são viciados em fazer um pé de meia e garantir o futuro da família inteira.
Meu prato preferido ... Filhote grelhado com molho de maracujá, servido no Capone. Adooooro!!!
Perco a cabeça quando ... Vejo um animal abandonado, sofrendo e com marcas de maus tratos
Uma saudade ... Do papai. Pensando bem, acho que é a única pessoa de quem sinto saudade ou falta, de verdade
Um sonho... Não costumo sonhar. Entrego a minha vida a Deus. O que vier, a gente resolve junto. Já recebi muita coisa legal, com a qual jamais havia sonhado.
Uma mania ... Ler. Qualquer coisa vale.
Quem tem poder? Essa é fácil. Só quem pode o impossível, é Deus. Ninguém mais.
Quem tem personalidade? Aquele que sabe o que quer e que corre atrás de sua meta, custe o que custar.
Quem tem charme? Aquele que nem imagina o significado da palavra “charme”
Quem é sexy? Ah, sei lá! Isso é questão de momento. Tem horas que o mais sexy dos homens tá um lixo!
Quem tem preparo? Os mais discretos, os que falam menos e agem mais. Conhece aquela história do “quem menos corre, voa”? É por aí.
E quem não tem? Os exibicionistas. Odeio gente exibida. Em geral, são um zero à esquerda.
Antes de morrer vou ... Ai! Nem me fala nisso. Adoro a vida. Quando Deus quiser me levar, estarei preparada
Quem é Ana Carolina Proença?Uma ariana da gema, tinhosa, teimosa, quando encasqueta com algo, vai até o fim, mega desconfiada, amiga dos verdadeiros e poucos amigos, apaixonada pelos seus pets, entre gatas, cães e pássaros, que adora viajar, apaixonada pela Cidade Maravilhosa e mega orgulhosa das suas meninas. Elas nem imaginam o quanto.
POLAROID
Nathalia Leite, garota propaganda da Revista Bacana, esteve no Skol Sensation, em Sampa. Por onde passou atraiu olhares. É pra menos?
Pedro Russell mimou bastante Nathalia Negrão no dia do baby chá da moça, que na ocasião foi pedida em casamento por ele. Click de Gui Sampaio.
Helena Peracchi, leia Ótica Britânica, retornou de Milão, onde esteve buscando o melhor para o verão 2011 na Feira Mido
BACANA NEWS:
· CALENDÁRIO - Educação é o tema do 12º Concurso Calendário Sindcon. Os alunos das escolas inscritas poderão desenvolver frases e desenhos a partir do tema proposto. Os autores dos melhores trabalhos ganharão prêmios em dinheiro, troféus, medalhas. O concurso conta com o patrocínio do Cartão Yamada
· NIVER - Amanhã a Pelé Club comemora seu primeiro ano em Belém, com festança na boate Disco. Os ingressos estão à venda na academia
· CURSO - Essa é pra quem tem entre 18 e 20 anos de idade, ensino fundamental completo e interesse em eletromecânica. A Sinobras acaba de abrir as inscrições para o curso que será ministrado em parceria com o SENAI
· CURSO I - Ao mesmo tempo em que os participantes receberão instrução teórica no SENAI, também serão contratados como aprendizes Sinobras, com direito a uma bolsa de estudos. Para mais informações os interessados devem entrar em contato com a secretaria do Sine, onde estão sendo feitas as inscrições
· NEVE - O Boulevard Shopping está sorteando pares de cortesias, através do twitter @boulevardbelem para quem estiver interessado em curtir a pista de neve instalada no local. Quem já conferiu disse que é um barato
· VERÃO - Vai ser agitado o verão da ilha de Mosqueiro. Além de shows, que começam na próxima quarta, com o aniversário de 116 anos da bucólica, haverá uma série de eventos esportivos e culturais.
· COLÔNIA - A partir do dia 5 de julho, crianças de 5 a 13 anos podem se divertir com gincanas, jogos de salão, brincar na piscina, praticar esportes, além de fazer trilhas na colônia de férias do Grêmio Literário Português.
· O TCE-Pa realizou sessão extraordinária, ontem, para reduzir o passivo processual. Foram julgados 102 processos. No ano passado, as causas que estavam sendo julgadas eram de 1990, com essa sessão extraordinária chega em 1998. A pretensão é que no próximo ano, estejam sendo julgados processos de 2008.
· O Pará será sede do XXI Congresso Brasileiro de Magistrados, que será realizado no próximo ano. Isso foi decidido durante a 3ª reunião do Conselho Executivo da AMB. O Pará recebeu seis votos, contra um de cada um dos outros candidatos: Santa Catarina, Amazonas e Rio Grande do Sul.
BACANA TUR
Boston oferece passeios variados. Se você tem crianças não pode deixar de passar no Children's Museum. Quatro andares de diversão para crianças, com direito a interatividade, experimentos e muitas descobertas. A principal atração do museu é o New Balance Climb, um engenhoso e escultural labirinto de dois andares, com torres pintadas em cores brilhantes, tubos coloridos, e pontes móveis que parecem estar suspensas no meio do prédio. As crianças têm uma aula de física ao empurrar bolas de golfe em trilhos de madeira, além de encenarem suas próprias peças.
Belém será palco de Fórum Saúde da Mulher do Século XXI
A inscrição para participar do Fórum Saúde da Mulher no Século XXI – Avanços e Desafios é gratuita. É necessário, apenas, fazer o credenciamento prévio pelo site http://www.acaoresponsavel.org.br/saudedamulher onde é possível ter acesso à ficha de inscrição, ou pelo e-mail saudedamulher@acaoresponsavel.org.br
Mais informações: (61): 3368-6044 /9964-3143/ 3274-3191.
No Twitter: @AcaoResponsavel
29 de jun. de 2011
Em Marabá
Entre os dias 2 a 10 de julho, vai rolar o evento Agropecuário de Marabá, EXPOAMA, que este ano chega a sua 25ª edição.
As expectativas em volta das atrações no agronegócio e no show bis são grandes. O Banco da Amazônia disponibilizou 30 milhões como linha de crédito e outros 50 milhões estão à disposição através do Banco do Brasil, para os clientes poderem negociar na feira.
O número de estandes está em torno de 120 espaços e 98% já foram vendidos.
Além do tradicional rodeio, a comissão organizadora já fechou com as atrações sertanejas Gustavo Lima, que se apresenta no sábado, dia 2 de Julho e Michel Teló, para a noite de quinta-feira (7).
Fiepa leva melhorias a São Miguel
O Sistema FIEPA inaugura nesta próxima sexta-feira, 01, no município de São Miguel do Guamá, nordeste do Estado, o Centro Comunitário do SESI e o Centro de Educação Profissional (CEP) do SENAI. A nova unidade do SENAI, que será a 15ª da instituição no Pará, é fruto de uma parceria com o Sindicato da Indústria Cerâmica de São Miguel do Guamá e Região (Sindicer) e vai funcionar em uma área de 742 metros quadrados.
O CEP de São Miguel oferecerá cursos de mecânica geral, eletricidade, soldagem, informática, além de um laboratório de ensaio de cerâmica que deverá melhorar a qualidade de telhas e tijolos produzidos pelo pólo ceramista do município.
Os espaços servirão para atendimento de serviços técnicos e tecnológicos para as empresas da região e sede para as atividades práticas de cursos de aprendizagem, qualificação, iniciação profissional e aperfeiçoamento. Ainda em 2011 a unidade já se prepara para qualificar mais de 400 alunos, em diversos cursos como: mecânica manutenção industrial, eletricista de manutenção industrial, operador de computador, entre outros.
Na ocasião, o SESI vai inaugurar um Centro Comunitário que tem o objetivo de oportunizar o maior acesso as atividades de cultura, educação, cidadania e lazer para a comunidade carente do município. O novo Centro Comunitário têm mais de 314 metros quadrados de área construída com um espaço multiuso, uma cozinha completa, dois banheiros e um depósito. O investimento foi de aproximadamente R$ 125 mil.
Madrid ganhou sua calçada da fama
Penélope Cruz, Javier Bardem, Antonio Banderas e Pedro Almodóvar foram alguns dos homenageados na "calle de las estrellas"
Educação contra desperdício
As ações serão concentradas durante o mês de julho nas regiões turísticas do Estado, aproveitando o grande número de pessoas que costuma frequentar essas áreas nesse período, para aproximar o cliente e melhorar o serviço de abastecimento.
As equipes da COSANPA vão estar nos grandes balneários durante o próximo mês, realizando trabalhos educativos e verificando a ocorrência de pendências financeiras que, caso sejam detectadas, as equipes vão entrar em contato para negociar os débitos.
As dívidas podem ser parceladas e pagas, até mesmo, em conjunto com a própria conta de água. Os clientes devem regularizar a situação financeira junto à Companhia, a fim de evitar a suspensão do serviço de abastecimento de água.
Nos balneários, a COSANPA vai estar com atendimento em horário especial, inclusive aos sábados.
Com informações do DOL.
Amor pet
A cena é de Cristiano Verola, 28, que perdeu sua égua de estimação em um acidente na terça-feira passada (21) em Serrana (a 313 km de São Paulo).
No momento do acidente, a carroça estava sendo conduzida por Sebastião Verola, 58, pai de Cristiano. Algum tempo depois da batida, Cristiano chegou ao local, viu a égua Estrela agonizando e chorou junto ao corpo do animal.
Cena boa para aqueles que não conseguem amar o próximo, não é mesmo?
Supersalários de servidores públicos serão cortados
O juiz Alaôr Piacini, do Distrito Federal, aceitou os argumentos do Ministério Público, que considera inconstitucional a exclusão de algumas verbas do cálculo do teto de R$ 26,7 mil do funcionalismo (valor do salário de um ministro do STF.
Todos os órgãos públicos são obrigados por lei a cortar os salários que ultrapassam o dos ministros do STF, mas cada Poder adota um critério para definir quais vantagens e adicionais podem ser excluídos do cálculo do teto.
Câncer
Marcos Paulo permanece internado na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro. O ator deu entrada no último domingo, 26, após passar mal durante uma viagem ao Chile para finalizar o longa-metragem Assalto ao Banco Central, no qual trabalha como diretor.
Recentemente, Marcos Paulo descobriu um câncer no esôfago e passa por tratamentos quimioterápicos para vencer o tumor.
Saúde Pública
Passe fácil
Mega sega sorteia R$ 2,5 milhões
Olivar Barreto lança cd em homenagem a Ruy Barata
São 13 músicas de Ruy compostas com Edyr Proença, Galdino Penna, Saint-Clair du Baixo, Paes Loureiro, Kzam Gama e De Campos Ribeiro, além de parcerias com seu filho Paulo André Barata, com quem Ruy começou a compor em 1967.
Ingressos:R$10 (meia-entrada para estudantes).
Último dia de inscrição para o SESC Triathlon
No dia 02, haverá um simpósio no SESC Doca, às 09h30, para os atletas. No dia 03, acontecer a prova na Praia do Chapéu Virado, em Mosqueiro.
Caminhada em prostesto a construção de Belo Monte
Prefeitura de Salinópolis não libera constução de tendas
Leia na íntegra o comunicado:
COMUNICADO
A Prefeitura Municipal de Salinopólis, vem por meio deste comunicado informar que, esta sendo construída uma tenda em um espaco de preservacão ambiental, para exploração da atividade de casa de shows e boate, que segundo infornações extra-oficiais tem a liberação da União, através da Advocacia Geral da União (AGU) e Superintenência de Patrimônio da Uniào (SPU), mesmo após audiência pública, realizada na Câmara Municipal de Salinópolis onde ficou estabelecida a proibição da atividade.
Outrossim, informamos ainda que, existe um Decreto do Prefeito Municipal (028/2010), publicado no diário oficial IOEPA sob o n 145962 proibindo estas ações por se tratar de uma área de preservação ambiental permanente (APP).
Finalizando, as atividades de exploração de shows e boates, nas referidas áreas estão em desacordo com as determinações desta Prefeitura Municipal.
Vágner Curi
Prefeito Municipal de Salinópolis