24 de fev. de 2008

DAN – Dan Stulbach esteve em Belém na última Copa do Mundo. Não veio assistir futebol daqui, esteve aqui com Toni Ramos para apresentações no Teatro da Paz, trazido por mim.
Dan jamais tinha feito TV, mas quando desceu no aeroporto a mulherada enlouqueceu na hora .Muito quieto, Dan não dava bola, fazia que não era com ele.
Foram dias agradáveis aqueles, Toni é uma pessoa deliciosa, educada, culta, generosa, sem estrelismo algum. Em qualquer restaurante que íamos fazia questão de ir às cozinhas, cumprimentar e elogiar o trabalho de todos. É um ator completo, que sabe sua importância, tem ciência de seu talento e é tão natural que chega a constranger.
Dan tinha feito uma peça com Paulo Autran – jamais vi alguém como ele em um palco, a capacidade de transformação, um Gênio com G maiúsculo – e tinha recebido elogios rasgados do mestre.
Ramos, também um observador nato, viu em Dan o par perfeito para o espetáculo que iria lançar, ¨¨Novas Diretrizes em Tempos de Paz¨¨. E o lançamento, honrosamente, foi em Belém.
Dan corria pelo palco, fazia alongamento, cantava, tudo antes do espetáculo, e adorava iogurte. Parecia um rosto bonito para mim, até iniciar a peça. Autran e Ramos tinham razão, Dan era perfeito.
O resultado foi que a peça ganhou to-dos os prêmios no ano, melhor escritor - Bosco Martins - , melhor ator – Ramos – e ator revelação – Dan. Depois, começou a TV, o sucesso nas novelas e hoje ele brilha em Queridos Amigos, com o seu olhar de menino de sempre.
Detalhe; Dan queria conhecer o Marajó, arranjei carro e guia e ele, gentilmente dispensou, queria ir no barco como todos, chegar lá e conhecer só o lugar. Ficou na Pousada dos Guarás, uma gentileza do Toni Santiago.
E depois mandou uma mensagem agradecendo a atenção. Neste momento vi que ele seria um dos melhores do Brasil, afinal só quem sabe agradecer tem generosidade suficiente para ser grande.
Grande de verdade, como Toni e Autran. E Dan também.

Nenhum comentário: