11 de abr. de 2008

Entidades lançam manifesto em defesa do desenvolvimento do Pará

O Fórum das Entidades Empresariais do Pará, juntamente com federações de sindicatos de trabalhadores, conselhos de representação profissional, instituições de pesquisa e lideranças políticas lançam nesta segunda-feira, 14, a partir das 17h30, em solenidade no hotel Hilton, em Belém, o movimento “Alerta Pará”, em defesa do desenvolvimento do Pará, contra situações que provocam o engessamento de atividades econômicas no território do Estado.
Na ocasião será discutida e lançada uma declaração de princípios dirigida aos poderes constituídos e à sociedade em geral, expressando a preocupação do setor produtivo com o quadro delineado pelas diretrizes econômicas e estratégicas políticas aplicadas à região, que, de acordo as entidades empresariais (entre as quais as federações de Agricultura e Pecuária – Faepa – e das Indústrias do Pará – Fiepa), entravam o crescimento e impedem a geração de renda e empregos.
A declaração de princípios pretende defender o fim do que estas entidades consideram uma histórica discriminação do Executivo contra a região amazônica. Outra queixa é quanto à falta de uma política de reforma agrária capaz de contemplar o ordenamento fundiário, a assistência técnica, a transferência de tecnologia, a manutenção de infra-estrutura de transporte e financiamentos compatíveis. A falta de infra-estrutura adequada é outro problema para o Estado.
O descumprimento de decisões judiciais pela desocupação de terras invadidas e a posição de autarquias públicas em condenar empresas e empresários sem ao menos observar o princípio da ampla defesa serão também objeto de críticas.

Nenhum comentário: