11 de abr. de 2008

SOBRE A TROCA - O blog falou hoje com vários secretários e assessores do Governo do Estado.
Charles Alcântara foi exonerado da Casa Civil em decisão tomada por Ana, que considerou sim os problemas de saúde dele - foram duas internações recentes, para tratar de problemas do coração e de picos de pressão - mas a exoneração passa obrigatoriamente pela disputa dentro da DS e pela insatisfação de Ana com alguns assuntos tratados por Charles.
De tendência ligada aos movimentos sociais, Charles foi coordenador de campanha, e junto com Carlos Guedes foi nomeado para a transição do Governo. Assim como Guedes, Charles caiu.
Um dos principais motivos é a articulação junto aos deputados estaduais da base aliada, que a muito reclamavam do tratamento dispensado e principalmente do chamado G 10 - segundo uma fonte, um grupo que cresceu e tomou corpo sem que Alcântara fizesse algo para impedir.
Outro problema foi a condução das eleições municipais, Alcântara estava perdendo terreno junto a outras tendências do PT, já em campo, o que vinha sendo criticado pela DS duramente.
Cláudio Puty, que assume a Casa Civil é considerado um brilhante intelectual, tem o apoio de Marcílio e Maurílio e foi chamado para apagar a possibilidade de incendio nas eleições municipais e na ALEPA.
Puty vinha se contrapondo a Charles. Considerado um trator para trabalhar, Puty passou desde novembro do ano passado a ser o secretário mais solicitado por Ana - inclusive seu nome foi cogitado pela DS como candidato a prefeito de Belém em uma forma de apresentar um nome novo, técnico e intelectualmente preparado para a função.
Ocorre que de bicadas aqui e acolá, Ana foi notando que Puty se tornara um solucionador de problemas, ao contrário de Charles.
Daí a substituição, fortalecida pela saúde de Charles, que a amigos confidenciou estar cansado, precisando diminuir seu ritmo de trabalho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Marcelo a avaliação esta equivocada o Dr.Charles era na verdade o parachoque do governo enquanto os demais apenas fucionavam como intelectuais de alcova nada mais do que isto,você vai pode comprovar o que estou lhe dizendo.Puty na verdade não passa de um rasputin que a Alepa vai se surpreender com a topeira que este rapaz é.