29 de abr. de 2008

FILME SOBRE FREIRA - No próximo dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, às 18h, no Teatro Maria Silvia Nunes, da Estação das Docas, o Comitê Doroth y fará o lançamento do documentário "Notícias da Terra do Meio", que traz revelações da comovente experiência pela sobrevivência dos povos da floresta e da Amazônia na região conhecida como Terra do Meio.
No local, foram implantados os Projetos de Desenvolvimento Sustentável (PDS), pelos quais a missionária Dorothy Stang trabalhou por toda a sua vida .

O filme foi produzido de novembro de 2007 a abril de 2008 e tem duração de 30 minutos, feito em MiniDV. O vídeo tem o apoio do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect).
O lançamento faz parte da Semana de Mobilização do Comitê que antecede o julgamento de Vitalmiro Bastos de Moura, conhecido como Bida, acusado de ser um dos mandantes da morte da missionária. Um ônibus com 50 moradores dos PDS virá a Belém para o lançamento, que contará com representantes do Comitê Dorothy, Governo do Estado, Direitos Humanos. O evento é aberto ao público".

Segundo Rita Vianna, coordenadora do documentário, o vídeo surgiu da romaria que aconteceu logo após o assassinato da irmã Dorothy. "São 30 horas de filmagem, com entrevistas, como a do padre Erwin Kräutler e moradores dos PDS's Virola Jatobá e Esperança", explicou. "Conhecemos todo processo, fomos aos loteamentos e quisemos mostrar que o modelo de desenvolvimento do governo deu certo, como um modelo de reforma agrária".
Os planos, segundo Rita, foram a maior luta da missionária norte-americana. "Dorothy se dedicou à esse modelo e pagou com a vida", declarou.

Nenhum comentário: