23 de nov. de 2008

Carnaval

Iniciando os preparativos para o Carnaval 2009, a Prefeitura Municipal de Belém, via Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), vem realizando reuniões com os representantes das escolas de samba e blocos carnavalescos de Belém, Icoaraci, Outeiro, Mosqueiro e Cotijuba. Na pauta, definições no calendário do carnaval 2009, ajustes quanto ao regulamento do concurso, a escolha do corpo de jurados e a subvenção.

Na tarde desta sexta-feira, 21, no Memorial dos Povos, o presidente da Fumbel, Raimundo Pinheiro, reuniu técnicos da Fundação e os carnavalescos do 1º e 2º blocos de Belém para ouvir sugestões de melhorias no carnaval da cidade e definir o calendário da festa momesca. “O Poder Público quer ouvir aqueles que fazem e vivem o carnaval de Belém e seus distritos, na intenção de propor não só um carnaval de qualidade para 2009, mas uma nova estrutura da festa a partir de 2010”, comentou Raimundo Pinheiro, que destacou a importância de uma maior participação do Governo do Estado no carnaval da cidade.

Para o presidente do Bloco Império Jurunense e presidente da Liga de Escolas de Belém (Lisbel), Pedro Jorge, as escolas e blocos querem colaborar com a PMB na organização do carnaval. “Estamos com o espírito desarmado, queremos contribuir pra fazermos uma festa linda, pois temos um compromisso com a sociedade até porque utilizamos o dinheiro público pra realizarmos os desfiles”, avaliou.

Da mesma opinião segue Francisco Pereira da Silva, o “Pereira PP”, que há 45 anos vive as angústias e as alegrias da responsabilidade de colocar blocos na avenida. “A Lisbel tem a função e o dever de contribuir com a Fumbel na organização do carnaval. É juntar os comandantes e os comandados”, comentou o presidente do Bloco Carnavalesco Sapo Muiraquitã.

Na a próxima segunda-feira, 24, o encontro será com os blocos e escolas de samba dos distritos de Icoaraci e Outeiro, às 16h. Na terça-feira, 25, às 15h, representantes das escolas e blocos de Mosqueiro e Cotijuba irão debater e fazer as sugestões para o carnaval 2009. As reuniões acontecem sempre no Memorial dos Povos.

Os encontros presididos pela Fumbel começaram na ultima quinta-feira, 13, com as Escolas de Samba do Grupo 1. Na quinta-feira, 20, a reunião foi com os representantes das Escolas de Samba do 2º e 3º grupos.

Nenhum comentário: