24 de out. de 2009

Niver do blog


De tanto ler o Jeso, o Juca me deu uma vontade danada de fazer um blog. E fiz.
E ele hoje faz aniversário.
Uma brincadeira que foi ganhando um espaço interessante. Hoje é raro o dia em que não escuto algum comentário na rua ou no telefone por conta deste espaço.
Ganhei novas fronteiras com o blog, criei uma nova terapia, achei mais uma ocupação, aumentei a lista de trabalho.
Quando comecei a fazer jornal - e aí se vão 25 anos - eu jamais imaginava que um dia teríamos uma ferramenta como essa, que não precisa ser impressa, que qualquer um pode ler em qualquer lugar, que rapidamente dá oportunidade para que coloquemos noticiais, em tempo praticamente real, que os leitores pudessem interagir, esculhambar, participar.
Isso, a net, não existia. E muito menos a possibilidade de uma ferramenta como o blog.
Mas atualmente o blog é uma realidade, que cresce no mundo, que pode tornar qualquer um colunista de certa forma, que cria novas "personalidades" até.
Os blogs democratizaram a informação, a notícia, mesmo que sem a estrutura e a bagagem dos jornais, se tornaram leitura obrigatória, são assunto em rodas sociais, políticas, empresariais, palco onde muitas informações são colocadas em primeira mão, local onde os meios de comunicação tradicional vem beber algumas vezes, arena de opniões diversas, de opniões até daqueles que preferem ser anônimos, seja por que motivo for.
Este blog tenta ser acima de tudo um espaço de informação. Erramos muito, muito por conta da pressa, da ansiedade de publicar a notícia antes.
Mas também acertamos.
E isso só é possível graças a grande teia de relacionamentos que nos anos foram se formando e aumentam a cada dia.
As fontes é que dão a matéria prima do blog, na sua grande maioria do tempo dedicado a informação. Já os comentários são pessoais, e assim como muitas informações as vezes não agradam.
É difícil o leitor - a aí me incluo - que não tem uma opnião sobre alguém, e são as pessoas que fazem a notícia. E os blogs diferentemente dos jornais, tvs e rádios, possibilitam que as pessoas se manifestem, mostrem sua opnião, mesmo que seja apenas para o blogueiro que pode ou não publicar estes comentários.
Esse mundo tecnológico parece não ter fronteiras. Antes a net ligada a um enorme computador, hoje podendo ser acessada de um laptop e até mesmo por alguns celulares. É o máximo do acesso, da informação rápida, uma revolução mesmo.
É fascinante poder fazer parte deste mundo tão ágil, tão rápido. Mas ao mesmo tempo a agilidade dos blogs possibilita um espaço maior para os erros.
Ou seja, apesar da tecnologia os humanos continuam do mesmo jeito no que diz respeito as imperfeições. Erramos, acertamos, mas acima de tudo tentamos e contribuímos.
Realizamos. Talvez seja essa a melhor palavra.
E a realização deste blog só foi possível graças aos leitores, gente que acompanha ou porque gosta ou porque não gosta mas quer ver como estamos indo.
Realizamos graças ao Juca, o melhor de todos nós. Ao Jeso, Hiroshi, Espaço Aberto, Franssinete, Caneta, Pelos Corredores..., Gerson, Pó, Ney, Perereca, AK - que saudade das escritas dele - , do saudoso Raimundo, Aldenor, Arbítrio, Alencar,Flanar, CJK, Waldyr, Chiquinho da Vanguarda, Dududourado, Barata, Vic e alguns outros que certamente estou esquecendo. Todos me dão a honra de fazer parte de uma confraria. Uma confraria que não se vê, que não toma chope junto, mas uma confraria de gente que tem o mesmo sentimento; um grande prazer ao fazer seu blog.
Somos os blogueiros, uma nova raça, uma nova turma, uma união de gente, muitas vezes desunida mas que ama fazer o que faz, sem ganhar nada por isso, roubando tempo da família, do trabalho, da paz apenas para ganhar os leitores.
Ganhar os leitores, esse é o barato.
Leitores, afinal são o que conta.

2 comentários:

Ney Pantaleão disse...

bacana e a bronca envolvendo a aluna da escola Ulysses Guimaraes, como está essa situação?

http://neyzinho.blogspot.com/2009/10/escola-estadual-ulysses-guimaraes-video.html

Facção Alfa disse...

AO MARCELO MARQUES.
ATENÇÃO............
COMENTARIOS.

A CONFRARIA.

Em primeiro lugar....Parabéns pelo aniversario do blog,ser blogueiro é realmente poder sem duvida fazer parte de um grupo especial de pessoas sejam elas quais forem e também poder estarmos todos muito perto um do outro mesmo fisicamente estando longe ou nem se conhecendo,essa na verdade é sem duvida o grande feeling para quem como nós navega na rede.

BENVINDO AO TIME,VOCÊ É "BACANA" MESMO!