25 de out. de 2009

Priante fala ao Blog e lança Jader ao Governo


Tú acha que o Jader será candidato a que ?

- Olha, as condições para ele ser candidato ao Governo nunca foram tão boas. Ana está muito mal, pelo interior e pela capital ninguém quer saber dela.
Nem o PT quer saber dela.
O PMDB está com mais de 40 prefeituras, o maior número de vereadores e vices prefeitos. Jader tem acesso ao Lula, é cortejado no Planalto e no Congresso. Isso sem falar que está na frente de todas as pesquisas. Todas, sem ficar uma de fora.
Então acho que ele tem todas as condições de vir para o Governo e ganhar.


Mas dizem que ele quer mesmo o Senado ?

- Não tem isso de querer uma coisa ou outra. Na política tem as circunstncias e elas são todas favoráveis para que ele concorra ao Governo.


Mas vai brigar contra a máquina ?

- Quando o povo quer, não tem esse papo de máquina. A população não gostou, não aprovou, não quer a Ana, a rejeição dela é maior que 60%, como mudar isso em um ano ?
Não tem como meu amigo.

Não pode haver uma composição com o PT ou com o PSDB já no primeiro turno ?

- O PMDB, os militantes do partido, os homens e mulheres que tem cargo não querem nada com o PT. Ou melhor, não querem nada com a Ana. Com o PSDB não sei, é complicado hoje já que o partido está assim, todo dividido.
E eles não tem um nome em melhor condição que nós.

E quais as chances de vitória ?

- São enormes. Você acha que o Jader fica fora do segundo turno ? Claro que não fica. E vamos imaginar que ele vá para o segundo turno enfrentar a Ana, o PSDB vai votar em quem? Na Ana? o PT ?
Não, o PSDB vai votar no Jader.
E se ele for com o PSDB para o segundo turno, o PT fica com quem ? O PT fica com o Jader, até por conta do Lula que vai estar com ele também.

Mas você tem a certeza de que ele entra chega para o segundo turno ?

- Certeza absoluta. Aqui temos 3 forças. O PT, o PMDB e o PSDB. O PSDB está dividido, as cicatrizes são enormes e não vão fechar tão rápido. Então, não importa quem seja o candidato deles, esse candidato não terá o apoio de todos do próprio partido, não terá unidade, entra fraco, já estão fracos.
O PT pode até nem chegar ao segundo turno, com essa rejeição, com essa frustração. Onde se vai neste estado não tem obra do Governo, e as pessoas querem é saber do seu município, querem ver o que o Governo está fazendo lá, e eles nem asfalto estão fazendo.
Então é lógico que o Jader vai para o segundo turno e segundo turno é outra eleição, quem ficou de fora se junta a um dos dois que estão dentro. E os partidos vão escolher ficar com a Ana que não respeita aliados, não tem palavra, ou com o Jader que Governa negociando, articulando, respeitando espaços políticos ?


E o que pode fazer o Jader não ser candidato ao Governo ?

- Não sei. Pra mim e para o PMDB ele será o candidato, é o que acho, ele sabe que está com todas as condições de ser e de se eleger.
Mas claro que tem também a conjuntura das alianças nacionais, isso é um ponto que pode mudar o rumo do partido. Muita água ainda vai passar, mas temos hoje uma condição excepcional nas mãos..

Mas existem outras lideranças, o Duciomar, o próprio PSDB com Almir, ou Mário, ou Simão...

- Existem outros políticos, lideres é outro papo. Jader é um líder, está no imaginário deste povo. Olha, se o PSDB briga, a população diz que é por força do Jader, se o PT não se entende, é por culpa do Jader. Ele está tão forte, tão enraizado no imaginário popular, como líder, como condutor, que dão a ele até poderes que ele talvez nem tenha, rs.

Se ele for candidato ao Governo você topa vir ao Senado ?

- Claro, tem pesquisa aí que mostra meu nome muito bem avaliado. Estou pronto para a disputa, seja para que cargo for, só acho que o PMDB tem nas mãos uma oportunidade única, oportunidade de chegar ao Governo. Imagina uma comparação entre os governos do Jader, do Simão e da Ana. O Jader sai disparado na frente.

Mas e a rejeição ?

- Rejeição coisa alguma. A dele é menor que muita gente. Jader passou por uma campanha de desmoralização enorme, mas veja só, é o político paraense mais influente do país, é o homem público que está em melhor posição em todas as pesquisas, e não são só as pesquisas nossas, são as do DEM, do PSDB, do PT.
Isso é carisma, isso é força política.
Este Estado precisa de comando, de gente influente, de alguém que saiba fazer e manter alianças políticas para juntos tirarmos o Pará desta condição vergonhosa que se encontra.

Você vai mesmo lançar ele candidato ao Governo na convenção do dia 25 na Alepa ?

- Vou sim, porque é o que meus companheiros querem, é o que o Pará quer. E tomara que tudo de certo e ele seja o candidato.

Que partidos podem compor com o PMDB ?

- O PSDB pode compor, não sei se no primeiro momento mas em um segundo com certeza. O DEM também, tem a Valéria que é um bom nome para vice ou para uma das vagas ao Senado. E outros partidos médios estão aí nos procurando, existem várias conversas, mas temos que aguardar. Na política há de se ter paciência, e o momento ainda vai chegar.

6 comentários:

Unknown disse...

a política paraense está em uma situação vergonhosa. O jader é o terceiro deputado com mais processos no nome dele, e a ana realmente está numa situação ridícula.... Psdb com almir, jatene ou mário couto, pior ainda.... valéria nem pensar...
Não estamos bem....

Flávio disse...

Se Priante estiver com a razão, mais uma vez fica comprovado que a maioria da população usa jornais e revistas apenas no banheiro (e não para leitura...)

Anônimo disse...

quem te viu quem te ve priante, em pensar que votei em ti para prefeitura, so agora vejo o quanto és oportunista, uma hora estas com a ana, outra estas com a valéria??? meu deus, estou doido ou voce foi quem mais brigou com a valeria na campanha passsada? te juro que me arrepenso tanto de ter votado em você...so agora vejo isso. Essa política não tem jeito mesmo.

André Carim disse...

Amigo Priante: Quando você fala que devemos ter o Dr. Jader como candidato ao Governo você fala por todos nós, Peemedebistas. Abraços e vamos seguir firmes neste caminho.
Jáder, Jáder, Jáder, Já...
Jáder é trabalho pelo povo do Pará...

Anônimo disse...

Priante, uma pergunta que não quer calar! Porque o Jader não vai a Brasilia conversar com Lula para que troque a candidata do PT ao governo como fez na eleição passada para o governo?

Anônimo disse...

Parabéns Priante pela inciativa de ter saido desse governo de lama! Segue o teu caminho...