8 de jun. de 2011

Hemopa aumenta coletas de sangue e cadastros de medula óssea

O Hemopa tem investido em campanhas externas para doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea no Estado do Pará. No dia 2, houve coleta na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) que resultou em 90 comparecimentos. No dia 3 houve ação de doação de sangue na Escola de Ensino Fundamental e Médio “Ruth Almeida”, no município de Benevides, com 80 voluntários. No dia 7, foi na Agência do Banco do Brasil, da Presidente Vargas, que somou mais 100 doações, resultando um total de 270 comparecimentos.


Hoje, 8, e sexta, 9, o Hemopa realiza campanha de doação de sangue em frente ao Hospital da Santa Casa de Misericórdia do Pará, de 8h às 16h. Para a gerente de Captação de Doadores do hemocentro, a assistente social Juciara Farias, essas ações externas servem para suprir o estoque estratégico de sangue no hemocentro que é responsável pelo abastecimento de 218 hospitais no Pará.


Quem pode doar sangue: Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos.

Necessário portar documento de identidade original e com foto.Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença da Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado.

Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou mulher saudáveis e com faixa etária de 18 a 55 anos.

Serviço: O Hemopa espera por você na travessa Pe. Eutíquio, 2109. Maiores informações pelo fone: 08002808118 ou 32429100.www.hemopa.pa.gov.br.

Ascom Hemopa

Nenhum comentário: