14 de jun. de 2011

Mais um trabalhador rural foi assassinado no interior do Pará

Mais um trabalhador rural foi assassinado, segundo informação da CPT (Comissão Pastoral da Terra). Obede Loyla Souza, 31, foi morto no dia 9 com um tiro de espingarda, segundo a comissão. O corpo foi encontrado dois dias depois, e hoje (14) será enterrado.

Ele morava no acampamento Esperança, em Pacajá. A cidade fica entre Marabá e Altamira, que receberam na semana passada uma força-tarefa federal para investigar e evitar crimes no campo.


A Polícia Civil confirmou a morte, mas disse que não há informações de que o crime esteja vinculado a conflito agrário. O delegado José Humberto de Melo, da Delegacia de Conflitos Agrários de Marabá, disse que o assassinato ocorreu por "motivo interno".

Esse é o quinto assassinato no campo registrado pela CPT no Pará desde maio, quando foram mortos os extrativistas José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, em Nova Ipixuna (sudeste do Estado).

Segundo a polícia, as outras duas mortes que ocorreram depois também não são ligadas a conflitos pela terra.




Fonte: Folha de S. Paulo

3 comentários:

Anônimo disse...

ESTÁ IMPOSSÍVEL GOVERNAR O PARÁ, FALTA POLÍCIA, FALTA TUDO NESSE ESTADO, POR ISSO É PRECISO CRIAR NOVOS ESTADOS NESSA IMENSIDÃO DE TERRA SEM LEI.JÁ ESTÁ MARCADO UM PLEBISCITO PARA ISSO.
O QUE VAI OCORRER É UMA EMANCIPAÇÃO E NÃO UMA SEPARAÇÃO..

O ser humano é muito egoísta, Pará, Tapajós e Carajás nunca vão se separar por questões geográficas. O que essa população que vive em situação miserável só deseja é se emancipar e construir um bem estar melhor, mais conforto, melhorias, infra estrutura, enfim um padrão de vida melhor. Todos irão crescer, o futuro Pará terá um PIB maior que os outros dois juntos. Não dá para ter uma região metropolitana de Belém desenvolvida e uma imensidão de território vivendo na miséria. Isso é egoísmo e ganância em detrimento do seu vizinho.
Viva o futuro Estado do Pará, Tapajós e Carajás em prol de um Brasil melhor. Todos tem o direito de melhores condições de vida e a emancipação vai beneficiar a todos. Foi melhor para Goias e Mato Grosso e será melhor para desenvolver o Pará. Eu, friamente quero um país melhor e o melhor para essa região, é a emancipação dessa região. Por isso digo SIM. TAPAJÓS E CARAJÁS DEVEM SE EMANCIPAR, para acabar com o desmando e abandono dessa região. O povo já está cansado de sofrer, falta tudo nessa região, professores, médicos, falta a presença do poder público. Triste região, "Terra de Ninguém" e velho oeste brasileiro.

Anônimo disse...

É fantásticva a agilidade da polícia em descartar imediatamente e ligação da morte de camponeses com os conflitos de terra. Lembro claramente que, momentos depois do assassinato de Dezinho, anos atrás, a polícia desvendou o crime - latrocínio. Hoje, felizmente, apesar do zelo da polícia em proteger os mandantes, sabe-se que Dezinho foi assassinado a mando de um fazendeiro. Mas a blindagem inicial dos mandantes continua.

Anônimo disse...

o Estado do Pará se tornou uma terra sem lei, uma imensidão de território como o "velho oeste" , um lugar onde não há a presença do poder público,um lugar como "terra de ninguém". É por esse e por muitos motivos que é preciso criar os Estados do Tapajós e Carajás.