10 de ago. de 2008
A casa de Jorge Amado
Lá no alto do Pelourinho tem um casarão azul cheio de janelas. Delas, dá para ver todo o Largo do Pelourinho, local que serviu de cenário para muitos dos livros do bahiano Jorge Amaro.
Quando estive gravando por lá, na Fundação Casa de Jorge Amado,subi no último andar e filmando pelas janelas, olhando a paisagem me senti um de seus personagens, entrei no enredo.
O local preserva a obre de Jorge e Zélia, alí estão seus livros, seus manuscritos, objetos pessoais, honrarias, fotos e filmes de uma vida rica.
Amado disse sobre a casa; "O que desejo é que nesta Casa o sentido da vida da Bahia esteja presente e que isto seja o sentimento de sua existência. Que, ao lado da pesquisa e do estudo, seja um local de encontro, de intercâmbio cultural entre a Bahia e outros lugares".
Lá tem um Núcleo de Estudos e Pesquisas que é o responsável pela guarda, organização e preservação do acervo do escritor, assim como pela coleta e pelo tratamento de documentação escrita, periódicos, fotografias, vídeos e material em suporte informatizado. Este Núcleo presta atendimento a pesquisadores e estudiosos, assim como apóia pesquisas e elabora trabalhos originais sobre Jorge Amado em particular e sobre a cultura baiana em geral. Entrei na sala dos originais, regalia para poucos - segundo a diretora.
Também é desenvolvido um programa para Escolas do 1º e 2º graus, com o objetivo de proporcionar aos estudantes contato com o mundo literário de Jorge Amado e a literatura, com visitas guiadas, seguidas de palestra ou projeção de vídeo.
A Divisão de Eventos realiza cursos, seminários, oficinas, ciclos de conferências, palestras, lançamentos de livros e discos, exposições, sempre dando destaque a temas literários, artísticos e das ciências humanas.
O problema é que o Governo da Bahia cortou recursos consideráveis da casa, dizem que por conta da aproximação de ACM com o local, o que francamente acho de uma besteira enorme.
Indo a Bahia, certamente você irá ao Pelourinho e lá estando entre na Casa, observe as fotos, fique algum tempo olhando o local pela janela. Certamente você entrará nas histórias de Jorge Amado, um escritor símbolo deste Brasil brejeiro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário