17 de ago. de 2008

ENTREVISTA - Na entrevista de O Liberal, Valéria deixa claro uma posição de marketing de sua campanha, ao dizer que " eu sou uma candidata de oposição ao prefeito Duciomar Costa, sim". A própria manchete " Duciomar traiu a população. enganou a todos nós" dá uma força na estratégia.
Claro, a ideia é esquecer que Dudu e Valéria, até muito pouco tempo eram sim do mesmo grupo político. Mas verdade seja dita, o apoio dos tucanos e do DEM a Dudu sempre foi feito na forma de falta de opção.
De qualquer maneira Valéria tenta levantar a bandeira de representante legítima de Almir e Jatene - quando se sabe que este último está mais para Dudu que outra coisa. E o "enganou a todos nós" é prova que este será o jogo da candidata, se apresentar como oposição a Dudu, quando na verdade oposição são mais os outros.
O difícil, praticamente impossível é convencer os "outros" a apoia-la, isso claro, se ela chegar a segundo turno. Aí sim, a "oposição" gruda em Dudu.
Tal qual o PSDB e o DEM fizeram até pouco tempo atrás.
PS: Tá claro também que Valéria não vai bombardear Ed, nem poderia sendo ele o preferido do eleitorado. Sobrou até um "verdade seja dita..." em homenagem ao ex prefeito.
O PT querer tirar uma lasquinha ainda vai, mas Valéria...

2 comentários:

Anônimo disse...

Marcelo, acredito que a intenção seja a de bipolarizar as eleições. Colocar na cabeça do eleitor que existe um candidato e um opositor. Dessa forma Priante e demais sairiam da disputa a uma vaga ao segundo turno.
Caso a estratégia seja essa, acho que se trata de uma faca de dois gumes. Quero saber até quando Valéria vai Bater. Bater, ha muito deixou de ser um bom negócio.
O que Dudu deve fazer na minha opinião, é exatamente conversar com o eleitor, apenas isso. Mostrar o que foi feito e o que vai fazer, e ao mesmo tempo começar a traçar com Jader uma aliança para o segundo turno. Mais uma vez a eleição está na mão deste senhor. O apoio de Jader no segundo turno determinará o rumo da Cidade de Belém nos próximos 4 anos.

Marketeiro.

Anônimo disse...

Gostei da análise, Bacana.

Há um tempo já estava tentando engrenar como seriam as posições de Valéria. Lembrei-me hoje daquele imenso caminhão 0km que circulava em 2002 por Belém, em cada lado tinha uns banners que cobriam toda a lateral: 4 rostos, Jatene, Valéria, Duciomar e Gerson Peres (que hoje se diz aliado da governadora).

Certamente o Jader vai "bater com força" pra botar o Priante no 2º turno, vai "dar chute na porta" pra conseguir isso. Trabalhando com os três primeiros candidatos, temos 3 hipóteses de 2º turno:
a. Duciomar x Valéria
b. Duciomar x Priante
c. Priante x Valéria

Se Priante não for pro 2º turno, realmente acredito que apoiará Duciomar, de peito aberto, para todos verem.

Se Duciomar não for pro 2º turno, acredito que apoiará Priante.

Se Valéria ficar de fora do 2º turno, não vai querer apoiar gente alinhada ao Jader e Ana Júlia, só restará Duciomar mesmo.

> A bomba está nas mãos de Valéria: caso se defina como oposição e não passe pro 2º turno, no 2º turno terá dificuldade de colar sua imagem a de Duciomar.

> Se não se definir, terá dificuldades de chegar ao 2º turno, mas terá mais plasticidade pública pra apoiar qualquer um no 2º turno.

"o apoio dos tucanos e do DEM a Dudu sempre foi feito na forma de falta de opção" - faz algum sentido

"praticamente impossível é convencer os "outros" a apoia-la, isso claro, se ela chegar a segundo turno. Aí sim, a 'oposição' gruda em Dudu" - concordo, uma vez que Dudu tem proximidade com Jader e Ana, enquanto o PSDB está "na lona".

"Tá claro também que Valéria não vai bombardear Ed, nem poderia sendo ele o preferido do eleitorado" - ainda não tinha pensado nisso - assim como Arruda fez com Roriz em 2006 (não chutou pq sabia que perderia voto).