19 de out. de 2008

Saudade de Porto







Hoje lembrei da cidade do Porto em Portugal. Olhando a prateleira de vinhos de um supermercado lembrei da matéria que gravei em uma vinícola por lá.
Porto tem a mais bonita urbanização em torno de um rio, o Tejo, que ví em Portugal. E olha que a concorrência é grande.
Nas margens, dos dois lados, bares, restaurantes e aquela segurança que temos estando ali que se encontra tanto nas ruas portuguesas e faltam tanto nas nossas.
No rio, vários barcos que traziam o vinho de longe. Hoje, são mais atrações turísticas que qualquer coisa.
O cenário é deslumbrante. Sinceramente me arrependo muito de não ter ficado ali, em qualquer uma das mesas olhando mais a paisagem. Mas volto lá só para isso.
Sobre os vinho, bom, o que tenho eu a acrescentar que não foi dito? Apenas posso ratificar o óbvio, são maravilhosos.
Na vinícola que gravei, nos foi mostrando como eles são feitos, os tonéis de madeira, o tempo de conservação, a fabricação na moda antiga e a de hoje, cheia de tecnologia.
Ao final, degustação. Aí é uma sacanagem, em pleno sol do meio dia a gente sai - pelo menos eu saí - com aquela sensação de pilequinho.
A cidade toda é linda, como todo país, repleta de história, prédios e igrejas antigas, ruas bucólicas. O teatro municipal é uma atração a parte, soberbo e cheio de esplendor.
agora, tem de se ter pernas para Porto. Lembra as cidades Mineiras, cheia de ladeiras. Claro, nos dias que fiquei por lá, só táxi que pernas não tenho.
Outra coisa interessante é que a cidade ainda tem os bondes que passam por ruas de pedra.
Ah, e por lá se acha sim os bolinhos de bacalhau. Bacalhau é uma coisa que gosto mais feito aqui que feito lá.Sei lá acho que falta batata.
Mas a cidade vale muito a pena, é uma das que mais gosto em Portugal. E o cenário da orla do Tejo, bom, este vou levar comigo para a eternidade.

Nenhum comentário: