20 de jan. de 2010

Momo

A Prefeitura Municipal de Belém inicia a programação carnavalesca do município e seus distritos neste domingo, 24, e será na Ilha de Caratateua o primeiro grito de Carnaval da Amazônia 2010 – Todos os Ritmos, Uma Só Alegria. A programação organizada pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) e Administração Regional do Outeiro (Arout) levam à ilha o Portal da Folia, com o desfile de blocos carnavalescos das comunidades e a primeira eliminatória dos concursos “Fantasia Originalidade”, “Folião Mais Animado”, “Musa do Carnaval das Ilhas” e “Rainha das Rainhas Gay do Carnaval das Ilhas”. A programação começa a partir das 12h, no estacionamento da Praia Grande.

Em Belém, a folia está na fase das atividades preparatórias para os desfiles de escolas de samba e blocos carnavalescos que acontecem na Aldeia Amazônica David Miguel, no período de 12 a 15 de fevereiro. A partir desta segunda-feira (25), os jurados do Carnaval da Amazônia 2010 terão encontro marcado, todas as noites, para o Seminário de Jurados e para a apresentação dos enredos, que irá acontecer no Núcleo de Informática de Educação (Nied) da Secretaria Municipal de Educação, na Travessa Padre Eutíquio, nº 1900. Em Icoaraci, a Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha também inicia os preparativos para o Carnaval da Vila Sorriso e realiza o Projeto Canteiro Cultural, que visa à confecção de fantasias e indumentárias para o carnaval da comunidade no distrito.

Na programação da folia de Momo, a PMB realiza eventos em vários bairros da cidade, com destaque para os Portais de Folia em Val-de Cans, Pedreira, Cidade Velha, Guamá, Jurunas e Marambaia, além dos distritos de Outeiro, Mosqueiro, Icoaraci e Cotijuba. Para aqueles que querem conhecer um pouco sobre os trajes e adereços dos antigos carnavais, a opção é a Exposição “Arte na Avenida do Samba”, a partir de primeiro de fevereiro no Cinema Olympia.

E para aqueles que gostam de curtir o carnaval em contato com a natureza, a dica é o Carnaval Fluvial, que acontece no dia 7 de fevereiro, pela orla de Belém. É só reunir os amigos, decorar um barco com motivos carnavalescos e aproveitar a folia. “Muitos grupos contratam bandinhas de fanfarra, outros as aparelhagens, mas o ritmo é um só, o carnaval”, comentou Laura de Góes, diretora do Departamento de Ação Cultural da Fumbel.

3 comentários:

Anônimo disse...

Deste jeito a Capa com o falsário Duciomar esta fechada. Égua só tu e o Grupo Liberal vê trabalho na Prefeitura! Com a Ana Julia a mesma coisa!

Anônimo disse...

Marcelo, não topo contigo, mas és mil com as coisas que tu fazes. Tu sabes cercar esta gente!

Anônimo disse...

ei bacana oq é aquilo na doca proximo ao boulevard shoping "tipo 2 portais" como no tempo do carnabelem, vai haver que programação lá, por favor comente?