24 de jan. de 2010

Um orgulho, o Orgulho.




Faz muito tempo que o Estado não via uma campanha como a Orgulho de Ser do Pará, do jornal Diário do Pará. Obra do Presidente do periódico Jader Filho a campanha resgata as belezas naturais, a cultura, a inteligência de cidadãos, a criatividade, a magnitude desta terra e de seu povo.
Além de ser uma injeção de ânimo em uma população ultimamente acostumada a ver apenas nosso Estado noticiado pelas desgraças humanas, a campanha do Orgulho é um primor publicitário, dos mais bonitos que se tem notícia nesta terra.
Vendo as peças publicitárias na net, no jornal, nas rádios, na Tv e em outdoors primeiramente temos que ter orgulho deste trabalho de mídia, das cenas lindas, tomadas perfeitas, retratos gráficos elaborados e sofisticados que por si só já são um orgulho.
Jader Filho teve a idéia em ótima hora, em um momento particularmente triste para o Pará, ator na mídia nacional sempre visto de forma pejorativa. Afinal, a quanto tempo uma notícia boa vinda do Estado não é destaque nacionalmente ?
Eu não saberia responder, já que faz tempo somos lembrados por violência, abuso dos direitos humanos, catástrofes e desgraças de todo tipo.
O Orgulho se apresenta nesta hora, lembrando as pessoas que vivem aqui que este pedaço de Brasil tem encantos humanos e naturais únicos, alguns de tal magnitude que podem ser apresentados como orgulhos mundiais.
E meios de comunicação devem ser assim, se prestar não apenas a informar, mas a recordar, sublinhar as glórias de uma terra e de seu povo.
Estas glórias jamais foram tão bem recordadas como nesta campanha, que automaticamente já ganhou adeptos como as grandes empresas Celpa, Cerpa e Banco da Amazônia.
Mas a adesão maior veio mesmo dos leitores, ouvintes, internautas e telespectadores que acolheram a ideia, encaparam o projeto e hoje acompanham a série de matérias e material de divulgação dos nossos Orgulhos.
Meios de comunicação devem ser prudentes, contestatórios, informativos e parceiros de seu público alvo, todos que vivem no Estado. E isso o Grupo RBA vem fazendo em sua trajetória.
Uma trajetória que hoje é pontuada por uma campanha maravilhosa, emocionante e principalmente empolgante. E que nos lembra que, a despeito de todos os males, temos mesmo que ter orgulho de ser do Pará.
Hoje, o Orgulho de Ser do Pará não é mais do Diário, ou da RBA, ou de Jader Filho. É da Maria, do João, do Pedro, minha e sua.
De todos nós que aqui vivemos neste Estado que é um País, e que fomos lembrados pelo Orgulho que temos mais é que ter orgulho de ser do Pará.

13 comentários:

Anônimo disse...

Belem perde base da Marinha: orgulho de todos os deputados federais do Para.

Anônimo disse...

Tú tem razão Bacana, é uma bela de uma campanha.

Anônimo disse...

Marcelo, apesar de você trabalhar na RBA achei muito certo o seu comentário. A gente precisa de pessoas assim como você, que sabe fazer uma reflexão.

Anônimo disse...

Pucha saco.

Anônimo disse...

Olha meu, tú é um craque no marketing e sabe o que fala, a campanha é muito boa mesmo.

Anônimo disse...

Ei bacanão, o Jader Filho deve ter ficado feliz com essa nota. Mas tirando os seus exageros, achei muito bem lembrado.

Anônimo disse...

Orgulho de que w Deste desgoverno que está aí. É bacana só mesmo você...

Anônimo disse...

Marcelo, a RBA vem melhorando, você é um grande nome lá hoje. E campanhas como essa mostram essa melhora no grupo, parabéns ao JF

Anônimo disse...

Baba ovo !!!!!

Anônimo disse...

Realmente é um primor de campanha Marcelo, da ótica do marketing. mas poderia mostrar um pouco mais do interior, de qualquer forma valeu.

Anônimo disse...

A logo é uma bosta mas a campanha é legal.

Anônimo disse...

Rs rs rs. Só faltava essa, orgulho de que ? Isso é palhaçada.

Anônimo disse...

Adorei teu texto, excelente visão e raciocínioi sobre uma campanha de marketing. Tú continua sendo um craque seu bacana.