16 de jan. de 2010

Veja a Jamaica






Se você não fala inglês está perdido na Jamaica, aqui essa é a lingua oficial e aqui Americanos e Canadenses são maioria como turistas, então eles não entendem nada de espanhol.
País pobre, a Jamaica é uma ilha de maioria absoluta povoada por negros, gente de bom humor, mas que não alivia na hora de cobrar pelos serviços. Tudo aqui é caro, um táxi pode chegar a 30 dólares em um trajeto curto. O dólar é a grana, tudo é cobrado nessa moeda e as coisas são caras.
Um passeio para ver e nadar com golfinhos não sai por menos que 150 dólares. Uma pizza 30.
Mas a Jamaica tem belos rios, muitas montanhas e verdadeiras pérolas no mar.
O mar caribenho como sabem é hora verde, ora azul, ora os dois em várias tonalidades. As estradas são estreitas, e quase sempre via montanhas o que torna alguns trajetos lindos com a estrada quase tomada pela vegetação, que aliás é bem parecida com a do Pará.
Os resorts são enormes, cheios de atrativos, piscinas, restaurantes - como se come mau por aqui. Passeios de barco e jet-sky são obrigatórios, mas você também pode nadar com golfinhos, ver tubarões, arraias, mergulhar, subir e descer cachoeiras, fazer um passeio no rio de 40 minutos ou 4 horas em um barco de bambú vendo a fauna e a flora. Ou se preferir ficar na praia, não são muitas mas são bonitas.
Kingston é a capital, um misto de modernidade e de certo abandono em algumas áreas. Mas chegando aqui ví o por do sol mais lindo de minha vida, só ele já vale o passeio.
Chega-se aqui via Panamá, Copa Air.
O reggae é a música oficial, mas os clipes são pobres e a TV sofrível. Ah, quer bundas e peitos, aqui parece o lugar, tem em todos os canais aos montes.
Clipe de música sem eles parece que não existe.
A Jamaica tem as grandes redes de fast food, ótimas joalherias e muitos badulaques como em qualquer outro lugar.
Mas o que vale mesmo é o mar, pegar um jet e fazer a costa, uma paisagem mais bonita que outra, naqueles tons de mar que só o caribe parece ter.

Ah, cuidado, a qualquer um eles oferecem um basedado.

Um comentário:

Energia Positiva disse...

muito bom marcelo, és um profissional muito competente e o resultado disso é que ainda estas no ar e na midia até hoje. Parabéns!
ahhh... e quando quiser dar uma força pra gente no programa é só avisar, ficaremos muito agradecidos. Abração!