22 de abr. de 2010

Meu Álbum


A Plaza Mayor situa-se no centro da cidade de Madrid a poucos metros da Porta do Sol e da Plaza de la Villa.

É uma praça rectangular, rodeada de todos os lados de edifícios de três pisos, sendo a sua entrada apenas possível através dos nove pórticos. Tem 129 metros de comprimento e 94 de largura. Existem ao todo 237 varandas ao longo de toda a praça. O pórtico mais conhecido é o Arco de Cuchilleros, na esquina sudoeste da praça. Ao centro, no lado norte, ergue-sea Casa de la Panadería e á sua frente, no lado sul, a 'Casa de la Carnicería. Debaixo dos pórticos, nas suas arcadas, estão estabelecidas lojas tradicionais, constituindo um dos pontos turísticos de maior relevo na cidade.


A origens da praça remontam ao século XV, quando na confluência dos caminhos que ligavam Toledo a Atocha, fora da cidade medieval, estava a Plaza del Arrabal, o mercado principal da vila, tendo sido construída um primeiro edifício portificado para regular o comércio da zona.


Hoje é um centro de movimento, nos apartamentos pequenos moram madrilenos, no centro da praça artistas, turistas, restaurantes, pombos, lojas e todo tipo de gente convivem em harmonia.
É sem dúvida um dos lugares mais movimentados e ecléticos de toda a Europa.
Madrí hoje é isso, puro movimento e pura animação aliada a bom gosto. A praça não é diferente.

Nenhum comentário: