24 de mar. de 2011

Elizabeth Taylor: conheça um pouco da história da atriz-símbolo da época de ouro de Hollywood



A atriz Elizabeth Taylor, 79 anos, morreu na madrugada de ontem no hospital Cedars-Sinai, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A atriz, tida como uma das últimas divas dos tempos áureos de Hollywood, estava internada desde o início de fevereiro.

Elizabeth Taylor sofria de insuficiência cardíaca congestiva, diagnosticada em 2004. A doença atinge o coração, que passa a ter dificuldades em bombear sangue com oxigênio para as demais partes do corpo. Em 2009, ela passou por uma cirurgia para substituição de uma válvula cardíaca. Nos últimos cinco anos, usava uma cadeira de rodas para se locomover.

Segundo a emissora norte-americana ABC, a família pretende realizar um funeral não aberto ao público no final da semana. O corpo da atriz será enterrado no cemitério Westwood Village Memorial Park, em Los Angeles, onde também estão sepultados a atriz Marilyn Monroe e o escritor Truman Capote.

Trajetória

Além da carreira cinematográfica, a atriz, muitas vezes chamada apenas de Liz, ficou conhecida por outros motivos. O roteiro da vida pessoal da artista inclui elementos explosivos como sete casamentos em uma América ainda puritana, escândalos, dois prêmios Oscar e milhões de dólares gastos em joias, especialmente aquelas feitas com diamantes. Em uma de suas famosas frases, a atriz disse que “grandes garotas precisam de grandes diamantes”.

Apesar de ter sua imagem imediatamente associada aos grandes estúdios hollywodianos, Elizabeth Rosemond Taylor tem uma origem bem distante das colinas da Califórnia. A atriz nasceu em 1932 em um subúrbio de Londres, capital da Inglaterra. Em 1939, a família se mudou para os EUA, por conta do início da Segunda Guerra Mundial.

A estréia na grande tela foi em 1942, com There's One Born Every Minute (sem tradução para o português). Logo despertou a atenção dos estúdios e passou a estrelar um filme atrás do outro. Nos anos seguintes, foi a protagonista de Lassie - A Força do Coração e A Coragem de Lassie. Aos poucos, começou a despontar para o sucesso. Ao longo da carreira, dividiu a cena com artistas como Spencer Tracy, Montgomery Clift, Marlon Brando e Richard Burton – este último acabou virando marido de Taylor. Burton alimentou a fome da atriz por joias, tendo presenteado a mulher com pedras famosas, como o diamante Krupp.





Estrelato Em quase seis décadas de carreira, Taylor participou de 54 filmes, entre pontas, coadjuvantes e protagonistas. Também esteve em cinco séries e 11 filmes para TV. Fez uma aparição, como desenho animado, na série Os Simpsons, termômetro das celebridades nos EUA.

Pelo twitter, diversas celebridades expressaram o luto. O cantor Elton John foi uma delas. “Acabamos de perder um gigante de Hollywood e, mais importante, perdemos um incrível ser humano”, disse o músico sobre Elizabeth Taylor, que utilizava com frequência o twitter. “É o fim de uma era”, resumiu a atriz Barbra Streisand.

“Ave-maria, aqueles olhos vão ficar marcados para sempre em qualquer um que veja seus filmes”, diz a cineasta e diretora de audiovisual da Fundação Cultural da Bahia, Sofia Federico. Além da beleza, ela destaca a atuação em clássicos como Cleópatra.

Para os fãs saudosos e com acesso à TV fechada, o canal Telecine Cult exibe nesse domingo, às 22h, o filme Um Lugar Ao Sol. Nele, Taylor faz Angela Vickers, garota da alta sociedade que se envolve com o personagem de Montgomery Clift.

Vida pessoal foi marcada por vários casamentos Elizabeth Taylor marcou a história do cinema, mas também se tornou presença na mídia devido à vida pessoal. A atriz se casou sete vezes com seis maridos diferentes. A primeira vez foi com o playboy Nicky Hilton, em 1950. O matrimônio durou cerca de três meses e terminou com agressões físicas e verbais. Dois anos depois, ela se casou com o britânico Michael Wilding. Com ele, teve os filhos Michael Jr. e Christopher.

Em 1956, a atriz pediu o divórcio e poucos dias depois, o produtor Michael Todd a propôs casamento, tornando-se seu terceiro marido. O casal teve uma filha, Elizabeth Frances, mas sete meses depois Todd morreu em um acidente de avião. Devastada, a atriz foi acompanhada no funeral do marido pelo melhor amigo dele, o cantor Eddie Fisher, com quem viveu entre 1959 e 1964.

Durante as gravações de Cleópatra, Taylor, ainda casada com Fisher, engatou romance com Richard Burton. Depois de dez anos, eles se divorciaram, mas se casaram de novo, em 1975, mas logo se separaram. A atriz casou mais duas vezes: com o político John Warner e com o caminhoneiro Larry Fortensky.

Confira cenas dos principais filmes da estrela:





Nenhum comentário: