27 de jul. de 2011

Campeonato Sul-Ameicano de Desportos Aquáticos em Belém

Já começaram os preparativos em Belém para sediar o Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos, que acontecerá de 11 a 26 de março de 2012. O convênio que autoriza a reforma do parque aquático da Escola Superior de Educação Física (Adesef), da Universidade do Estado do Pará (Uepa) – onde ocorrerão as principais competições -, foi assinado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e a Federação Paraense de Desportos Aquáticos (FPDA). As obras, que terão um investimento financeiro de R$1 milhão de reais serão iniciadas na próxima semana e devem ser concluídas no mês de outubro deste ano.
O campeonato, que é divido em cinco modalidades - natação, nado sincronizado, salto ornamental, pólo aquático e maratona aquática - trará para a capital do Pará atletas de 12 países do mundo. Serão cerca de 500 nadadores, incluindo os campeões César Cielo e Thiago Pereira. O governador Simão Jatene garantiu o apoio ao evento durante a visita do presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes, em maio deste ano.
Com a reforma, o parque aquático da Adesef se tornará um dos maiores e melhores parques aquáticos do Brasil, com a mesma infraestrutura do Parque Aquático Maria Lenk, onde acontecem as mais importantes provas de natação do Brasil. “O parque será totalmente reformado. Será colocada plataforma de trampolim para saltos ornamentais com alturas de 1,3 e 5 metros. A lajota do fundo da piscina olímpica será substituída e será colocada cerâmica na parede da piscina, além disso, o placar eletrônico voltará a funcionar e as arquibancadas serão modernizadas”, explicou Elen Castro, presidente da FPDA.
Segundo ela, a reforma do parque aquático trará inúmeros benefícios para o esporte paraense. “Todos nós sabemos que é muito difícil conseguir apoio para realização de esporte, principalmente quando se trata de esporte amador. Graças ao governador Simão Jatene, voltaremos a ser o centro de grandes eventos esportivos”, ressaltou. Elen também frisou que o turismo na capital já está em alta por conta do campeonato. Três grandes hotéis de Belém já estão lotados para receber turistas e atletas que participarão da competição.
Na opinião do titular da Seel, Marcos Eiró, mais um compromisso com o esporte e o povo paraense está sendo cumprido. “Estamos resgatando a cidadania e a possibilidade de mostrar que o nosso Estado tem competência e estrutura para sediar eventos esportivos”, garantiu. Além da piscina Olímpica da Adesef, as piscinas da Tuno Luso Brasileira e dos clubes do Remo e Paysandu também estão definidas para serem palco para as provas de nado sincronizado e pólo aquático. O destaque ficará para a Baía do Guajará, onde haverá uma maratona aquática de 5 a 10 km.
Espaços onde ocorrerão as provas:

Parque Aquático da Uepa – natação e salto ornamental
Piscina da Tuna Luso – Pólo aquático
Clube do Remo – Nado sincronizado
Baía do Guajará – Maratona aquática de 5 km a 10 km

Fonte: Agência Notícias

Nenhum comentário: