29 de jul. de 2011

Turistas avaliam o Pará através de pesquisa da Paratur

Técnicos da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) aproveitam a grande movimentação de turistas neste veraneio para aplicar uma pesquisa de demanda que vai identificar qual o perfil dos turistas que visitam o Pará neste período do ano. O levantamento vai subsidiar ações, programas e projetos da Paratur na área de fomento, divulgação, promoção e articulação do setor e ainda a atualização do Programa de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará. Os pesquisadores, que nas últimas duas semanas já percorreram os municípios de Santarém, Altamira, Marabá, Salinas e Conceição do Araguaia, que estão entre os mais procurados nestas férias, agora estão aplicando a pesquisa em Belém, tendo como ponto de referência a área de embarque do Aeroporto Internacional de Val-de-Cans.
Adenauer Góes, presidente da Paratur, explica que a pesquisa, por amostragem, vai envolver 800 turistas, sendo 360 em Belém, 160 em Santarém, 90 em Altamira, 90 em Marabá, 50 em Salinas e 50 em Conceição do Araguaia. Adenauer diz que a pesquisa é um ítem primordial para o novo Plano, tendo em vista que desde o lançamento, há dez anos, o documento que é referencial para o bom resultado das ações no setor, não foi atualizado e muitas ações que foram pensadas na ocasião não foram executadas.
Lialiane Obano, diretora de Fomento da Paratur, responsável pela coordenação da equipe de pesquisa ressalta a importância da opinião do turista para o Estado. Ela diz que é esse perfil que norteia a criação, por exemplo, de novos roteiros e avalia como cada destino está atendendo as demandas do turista.
“Acho que o Pará tem um potencial turístico imenso, uma culinária muito boa mas acho que precisa melhorar a segurança e o investimento na questão urbana”. Disse o físico de São Paulo, Leonardo Varuzza, no Pará pela terceira vez em turismo de negócios. Ele conta que teve um gasto total com a viagem de aproximadamente R$ 2 mil e considerou o gasto justo, tendo em vista que fechou negócios e ainda conseguiu fazer algumas atividades de lazer, como degustar a gastronomia da Estação das Docas.
Leonardo, enquanto aguardava seu vôo para São Paulo na sala de embarque respondeu perguntas da turismóloga da Paratur, Laélia Borges, sobre diversos aspectos do Pará, que para ele pode ser representada pela cor roxa, pela palavra tucupí, ter como símbolo o açaí e que “é muito melhor que Manaus”. Disse Leonardo que recomendaria o Pará a outros turistas “por que a estadia foi melhor que o esperado”.
Já o advogado Thiago Oliveira, que embarcava para Cuiabá, descreveu como referência turística do Pará os recursos naturais e a hospitalidade do povo paraense. Após temporada de trabalho em Marabá, recomendou na pesquisa investimento em infraestrutura rodoviária, plano diretor para municípios do interior e a regionalização dos atrativos turísticos, para ele mais concentrados na capital.
Os dez pesquisadores da Paratur, que permanecem no aeroporto de Belém até sábado, de 8h às 14h, questionam dos turistas, entre outros itens, a origem, idade, motivação da viagem, como sobe do destino Pará, tempo de permanência, forma de receptivo que recebeu, destinos brasileiros mais procurados, e em especial os pontos positivos e negativos de fazer turismo no Pará, entre outros . Os dados da pesquisa de receptivo devem ser tabulados e divulgados ainda no mês de agosto. O novo Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará deve ser lançado até outubro, período em que a Paratur deve aplicar uma nova pesquisa de demanda, voltada aos turistas do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.


Fonte: Ascom Paratur

2 comentários:

Anônimo disse...

E se o DUDU for cassado?Quem será que senta na PMB?Priante iria trocar 4 anos de federal por 1 ano de prefeito e depois tentar a reeleição? Se Priante não assumi-se,Jordy que ficou em terceiro também toparia trocar a camara federal de 4 anos,por 1 ano?.
Será que a PMB acabaria no colo de Valeria?
Auguém sabe me responder?

Anônimo disse...

NÃO DEIXE DE LER O MEU BLOG SOBRE ESTE ASSUNTO!
O Plano Nacional LGBT em tudo que pretende é plena agressão ao Estado de Direito ou também é nas suas estratégias de paulatinamente desconstruir a heteronormatividade (heterossexualidade) do povo brasileiro, uma flagrante CONSPIRAÇÃO contra todos nós, conforme o confessado no próprio Plano: capítulo 2 ─ Estratégia; no terceiro quadro, item 1. 2. 20 de competência do Ministério da Saúde.
Para entender tudo isto leia o Blog O QUE É O PLANO NACIONAL LGBT, endereço ─ www.direitoshumanosrespeitoejustica.blogspot.com , no qual detalho os principais pontos que ferem de forma compulsória nosso direito de cidadãos. Ler também o Blog ─ www.verdaderespeitoejustica.blogspot.com .
Atenciosamente JORGE VIDAL