1 de ago. de 2008

Lula cria hoje o Fundo Amazônia
No site G1:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assinar nesta sexta-feira (1º), no Rio de Janeiro, um decreto instituindo o Fundo Amazônia, que será administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O fundo vai captar recursos por meio de doações de entidades da sociedade civil, bancos, empresas nacionais e internacionais e também do governo de outros países. Serão financiados projetos e ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento.

Nesse primeiro ano, o fundo poderá captar até US$ 1 bilhão. A cada ano, o limite de captação será atrelado aos resultados do país nos últimos dez anos no combate ao desmatamento.

“Quanto mais você conseguir combater o desmatamento, mais vai conseguir captar”, explicou o diretor do departamento de Meio Ambiente do BNDES, Eduardo Bandeira de Mello.

O fundo terá um comitê orientador, com representantes do governo federal, dos governos estaduais e da sociedade civil, que irão opinar sobre os projetos. A palavra final, no entanto, será do BNDES, que irá decidir quais projetos receberão recursos.

Mello disse que o Brasil está em negociação com a Noruega, que deverá ser o primeiro país a fazer um aporte ao fundo, em setembro. As doações ao fundo não irão gerar incentivos fiscais nem créditos de carbono.

Nenhum comentário: