13 de jan. de 2010

As belezas de Ocho Rio






Ponto de parada dos principais navios que fazem a rota de cruzeiros pelo Caribe, Ocho Rios é o maior símbolo turístico da Jamaica. Rodeada por fechadas e belas matas, a região mais parece um amplo jardim, reunindo variados gêneros de plantas e flores característicos dos trópicos. É também a capital cultural do país, já tendo abrigado personagens de destaque da música e da literatura. É na região de Ocho Rios, em Oracabessa, que o escritor Jan Fleming teve uma casa, de onde criou o personagem James Bond e muitas das aventuras vividas pelo agente 007.

Você vai se surpreender com tantas histórias e situações que levam a marca de Bond. Poucos sabem, mas foi em uma das paradisíacas praias locais que o sedutor Sean Connery e Ursula Andress filmaram a clássica cena do filme License to kill (Licença Para Matar), onde a atriz sai exuberante da água, observada maliciosamente pelo ator inglês.

É também em Ocho Rios que fica uma das mais bonitas baías da Jamaica, a Baía do Descobrimento. O nome do local nasceu de um erro histórico, já que por tempos se acreditou que ali foi o primeiro lugar do país visitado por Cristóvão Colombo. Na verdade, o ponto correto fica a cerca de 10 quilômetros de lá. Erro mesmo, se você estiver em Ocho Rios, é deixar de ir às praias da baía.

Beleza por beleza, outra grande atração natural da região, por sinal a mais visitada, são as cachoeiras do Rio Dunn, que ficam dentro do parque que tem o nome do rio. As quedas d’água chegam até uma pequena praia, de águas calmas e azuladas. O melhor programa, entretanto, é subir, acompanhado por guias, a corredeira que desce pelas grandes pedras que desenham o caminho.

Nenhum comentário: