18 de jul. de 2011

Bragança inaugurou novo Centro de Hemodiálise



Na última quinta-feira (14/07) o governador Simão Jatene visitou o município de Bragança para inaugurar, no Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria, a nova estrutura de Hemodiálise e a Unidade de Cuidados Intermediários com monitores cardíacos e incubadoras para atendimento de recém-nascidos.

Participaram da visita ; a presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos, Abelina Soares; a vice-diretora do Hospital Zaccaria, Irmã Estelina de Oliveira; a deputada estadual Simone Morgado; o deputado federal José Priante; o gestor da URE de Bragança, Gleidson Miranda; o supervisor da Cosanpa de Bragança, Aleno Miranda; o diretor do Centro de Recuperação de Bragança, Rovilson Pessoa; o Secretário do Setrans em Capanema, Marcelo Barros; a diretora da Sagri – Capanema, Soane Castro e prefeitos de municípios do nordeste paraense.

O novo Centro de Hemodiálise “Dom Miguel Maria Giambeli” conta com 10 novas máquinas e tem capacidade para atender 60 pacientes renais crônicos. Atualmente, já são nove os municípios paraenses que fazem o serviço de hemodiálise: Belém, Ananindeua, Marituba, Castanhal, Santarém, Marabá, Redenção, Altamira e Bragança. Somando a instalação e ampliação do serviço de hemodiálise no hospital mais a expansão do tratamento intensivo foi necessário um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões.

Além do atendimento aos pacientes renais, o hospital ganhou 11 vagas para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), três para adultos, seis pediátricas e duas neonatais, totalizando 30 leitos. Atendendo ao pedido da deputada Simone Morgado, representante da região na Assembléia Legislativa, Jatene quebrou o protocolo da agenda para visitar o Hospital Geral de Bragança, onde ele a parlamentar conversaram com a diretoria da instituição sobre as necessidades da casa de saúde, que teve estrutura ampliada, mas não dispõe de apoio de orçamento do Estado. “Trata-se da necessidade de se fazer uma adequação de recursos para que o Santo Antônio Maria Zaccaria não fique sobrecarregado, uma vez que se dispõe de uma estrutura considerável no Hospital Geral”, justificou Simone.


Um comentário:

Anônimo disse...

Ei o babaca to vendo que tu nao conhece todo mundo ou melhor so conhece que ti covem $$$$$$, nao viste o lider do governo dep. Marcio Miranda